Dia do trabalhador bancário

Category
Celebrações
About This Project

Várias actividades promovidas pelo Sindicato Nacional dos Empregados Bancários de Angola (SNEBA) marcaram a  festividade dos 38 anos do trabalhador bancário, comemorada no dia 14 de Agosto.

A jornada comemorativa do Dia do Trabalhador Bancário iniciou-se no dia 7 e terminou no dia 17 de Agosto.  Luanda e Benguela  foram as cidades que mais actividades albergaram, nomeadamente, mesa redonda, palestras, debates e actividades desportivas. As províncias do Huambo e Namibe  também assinalaram a data com actividades de realce.

Este ano, a comunidade bancária benguelense chamou a si a responsabilidade de acolher o acto central das comemorações do 38º aniversário da Tomada da Banca, facto  que a direcção do sindicato acedeu, tendo anuído ao programa que, para o efeito, havia sido organizado pela comissão organizadora local. Como pontapé de saída, realizou-se no dia 7 de Agosto, uma mesa redonda sobre a tomada da banca, evento que decorreu no Auditório da Delegação Regional do Banco Nacional de Angola, situada na cidade do Lobito, com participação de Bancários no activo e na situação de reforma bem como de vários convidados.

No dia 9, na sala de conferências do Hotel Luso, realizou-se a cerimónia de abertura das actividades, acto presidido pelo vice-governador da província de Benguela para a esfera política e social, Dr. Eliseu Epalanga, em representação do governador  da província, Eng. Isaac Maria dos Anjos, do vice-presidente do SNEBA, Dr. Filipe Makengo Segundo, do delegado regional do BNA, Eng. Luís Henriques, e do delegado provincial do SNEBA , Humberto Jardim.

Neste dia, realizaram-se duas importantes palestras, que tiveram como brilhantes prelectores os Drs. João Leão Peres (bancário e administrador do BCI) e Paulo de Carvalho (docente universitário), que dissertaram sobre os temas “A Banca Ontem, Hoje e Amanhã, Perspectivas Históricas e Económicas” e “A Ética e Sigílo Profissional (bancário), respectivamente. Os Drs. José Lopes (do BNA) e António Panguila (escritor) foram os moderadores.

O ponto alto das festividades dos bancários teve lugar no dia 14 de Agosto, em Luanda, e contou com a presença de  destacados Executivos da Banca comercial, do  Banco Nacional de Angola, que se fez  representar pelo Dr. Manuel António, Administrador em representação do Dr. José de Lima Massano Governador do BNA, do Presidente de ABANC Senhor Amílcar Silva, de destacados protagonistas do 14 de Agosto, como é o caso do Dr. António Inácio da Silva e outros, bem como de outras entidades presentes na comemoração.

A abertura da cerimónia coube ao presidente do SNEBA, Sr. Patrício José da Costa, que destacou o crescimento da banca e os desafios dos bancários.

Três palestras, com os temas “A Importância dos Acordos Colectivos de Trabalho na Prevenção de Conflitos Laborais”, “O papel do Sindicato na Sociedade” e “O Papel da Banca na Sociedade”, também animaram o dia do bancário.