SNEBA assinala 17º aniversário

Category
About This Project

O Sindicato dos Empregados Bancários de Angola celebrou, no dia 31 de Maio, o seu décimo sétimo aniversário com a realização de um seminário que contou com a presença de responsáveis do Banco Nacional de Angola, instituições bancárias que operam no país e associados do SNEBA.

A abertura do evento coube ao presidente do SNEBA que, no seu discurso, destacou o papel do sindicato para o bem-estar de todos os associados e da organização. Segundo Patrício José da Costa, o Sindicato Nacional dos Empregados Bancários de Angola é de âmbito nacional e internacional e tem como principal objectivo a defesa dos íntimos interesses profissionais, económicos, sociais, morais e culturais dos seus associados.

Para isso, o SNEBA está a trabalhar para a construção de um sindicato forte e independente com a missão de garantir a satisfação dos bancários, criando serviços e outros apoios que concorram para o seu bem-estar social e cultural.

Para o presidente do Sindicato dos Empregados Bancários de Angola é importante trabalhar para o permanente desenvolvimento da consciência da classe dos trabalhadores bancários, criando condições que levem à sua emancipação, no contexto do desenvolvimento sindical, e zelar pelos interesses dos associados, por isso, a organização empenha-se em representá-los através de protocolos e convénios colectivos de trabalho, exigindo o seu rigor e justo cumprimento.

São vários os objectivos a alcançar pelo SNEBA e, de acordo com o seu presidente, 2013 poderá marcar a viragem do Sindicato que vai lançar uma campanha de sensibilização em grande escala entre os trabalhadores do sector bancário.

Para este ano, o SNEBA espera assinar o acordo colectivo de trabalho do sector bancário. O lançamento da primeira pedra para a construção do serviço complementar de saúde do sector, construção de uma nova sede para o sindicato, apresentação do relatório e contas e a elaboração do estatuto do sindicato da CPLP estão entre as acções a serem realizadas em 2013. O evento, que teve lugar numa das unidades hoteleiras do país, serviu também para o SNEBA entregar os novos cartões aos seus associados.

O programa das festividades do 17º aniversário começou no dia 30 de Maio com a reunião dos delegados das províncias e terminou com um almoço de confraternização entre filiados, bancários e convidados, no dia 31 de Maio, onde o corte do bolo não foi esquecido.

O SNEBA, como sindicato, está filiado em outras organizações, como a UNTA-central sindical, UNI-Global, Uni-Finanças e OIT. É coordenador do comité dos sindicatos bancários da CPLP, tem acordos de cooperação com congéneres do Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.