Blog

1º de Maio — DECLARAÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO NACIONAL

07:00 01 Maio em Actividade Sindical, Comunicados
0

O Dia Internacional do Trabalhador é celebrado a 1 de Maio e tem a sua origem no ano de 1886, nos Estados Unidos de América. Esta data assinala a primeira grande manifestação de trabalhadores ocorrida nas ruas de Chicago e a consequente Greve Geral que se lhe seguiu em todo o País. Reivindicavam, então, o estabelecimento de oito (8) horas de trabalho diárias, e melhores condições laborais e sociais. No entanto, apesar de pacíficos, estes trabalhadores foram impiedosamente reprimidos pelas entidades policiais e patronais da época. 

Celebrar hoje o 1º de Maio é recordar não só o significado da luta dos operários de Chicago e dos operários e mestres de ofícios londrinos, precursores da revolução industrial, mas também, de todos os trabalhadores do Mundo, sem, indiscutivelmente, esquecer os sacrificados trabalhadores angolanos.

A luta sindical unificada e consolidada no dia 1 de Maio tem, como essência, a melhoria de condições contínuas de trabalho e respectivos salários, melhorias nas estruturas sociais de apoio aos trabalhadores, estabelecimento de horários de trabalho negociáveis, manutenção de postos de trabalho, liberdade de reunião, de negociação colectiva, e outros.

Celebrar o 1º de Maio é lutar por um trabalho com direitos; é lutar por melhores condições de vida! É  forma de demonstrar um forte apoio a todos aqueles que lutam por estes direitos. É, também, lutar por salários justos e pensões dignas após uma vida activa de trabalho e sacrifícios.

Recordar o 1º de Maio de 1886 é lutar contra os despedimentos abusivos e unilaterais. É firmar a luta pelo emprego com qualidade, pela valorização do trabalho, contra as políticas sarcásticas e neoliberais.

Celebrar o 1º de Maio em 2022 é manifestar e levar a voz dos trabalhadores às administrações dos Bancos que operam em Angola, reafirmando que o processo de digitalização em curso no sector não pode servir de bode expiatório para o desencadeamento dos despedimentos a que se vai assistindo em alguns bancos a operarem no mercado nacional. 

Este processo denominado de “digitalização” deveria, antes pelo contrário, dar oportunidade para o aperfeiçoamento das trabalhadoras e trabalhadores, e não lançá-los no desemprego e no desespero social.

“Digitalizar” é simplificar os processos de trabalho, proporcionando, assim, melhor operacionalidade das operações que se revertem num melhor atendimento dos clientes. O processo de digitalização não deve, pois, ser opção para escapatórias das incúrias de gestão e de práticas menos claras que desemboquem em má gestão das instituições e que causam avolumados prejuízos a todos os cidadãos deste País. 

Assinalar o 1º de Maio em 2022, é manifestar a solidariedade a todos os sindicalistas que lutam por melhores condições de trabalho, por melhorias salariais, por uma vida digna contra todo o tipo de discriminação, e pela igualdade de oportunidades. 

Neste memorável dia dedicado aos trabalhadores de todo o Mundo, o SNEBA manifesta a sua total solidariedade com os sindicalistas dos sectores da saúde e da educação pela luta justa e incansável por melhores condições salariais e de trabalho, condições mais que nobres face à dimensão destas classes, imprescindíveis para a afirmação e desenvolvimento de uma sociedade sã, justa e democrática.

Neste 1º de Maio, saudamos e prestamos o nosso tributo a todas as trabalhadoras e trabalhadores que, diariamente, constroem, com esforço e dedicação, a sociedade angolana em toda a sua dimensão territorial.

Trabalhadores unidos! Direitos garantidos;

Mais democracia, Mais liberdade sindical;

Sem liberdade sindical, não há democracia;

Reivindicar é um Direito Constitucional.

SNEBA — 26 ANOS EM DEFESA DOS INTERESSES DA CLASSE

SNEBA: O Valor da União!

Luanda, 1 de Maio de 2022