Newsletter “O Bancário”

Edição 1 – Fevereiro 2013

Editorial

O BANCÁRIO como voz do Trabalhador do sector financeiro volta a ser editado e a fazer parte do quotidiano do associado, como meio de informação e formação. A sua reedição resulta da premente necessidade da direcção do Sindicato para, em tempo útil, proporcionar informações e realizações aos associados, tornando-se desta forma como instrumento de ligação entre a base e o topo.

Depois de um longo período de ausência, o Bancário é, de novo, a VOZ do trabalhador, o órgão de informação do SNEBA ao dispor do associado, com mais conteúdos e mais robusto. Como instrumento de informação e formação da classe, o Bancário trará nas sua quatro edições anuais, todas as actividades do fórum sindical, financeiro, movimento sindical interno e externo, sobretudo no espaço CPLP.

No plano interno, o Bancário levará ao conhecimento dos associados todas as realizações e acções resultantes do diálogo permanente com os parceiros sociais, tendo em vista a procura de consensos que visem a melhoria das condições de trabalho, salariais, de saúde, de emprego, do bom nome e dignidade da classe e a defesa dos interesses económicos e sociais dos nossos associados – como é, e sempre será, o objectivo principal do SNEBA. No plano internacional, o SNEBA vai continuar a sua acção de revitalizaçao do seu papel de sindicato adaptativo, moderno, actuante e globalizado. A sua inserção nas organizações internacionais, tornam o SNEBA um sindicato aberto, facto que o torna um organismo inovador.

Edição 2 – Dezembro 2013

Editorial

Desde os longínquos anos de 1865 que o mês de Agosto está intimamente ligado à história da actividade bancária em Angola. Foi nesta data que os serviços bancários, como parte importante no processo de intermediação comercial, criaram as bases e a consequente ruptura com o comércio de troca directa no território de Angola.

Enaltecer o espírito de Agosto é perpetuar os pressupostos e antecedentes da história da banca em Angola, por isso, o mês de Agosto é um marco histórico inseparável à sociedade e à banca angolana. O Banco Nacional Ultramarino (BNU) foi a primeira instituição de crédito que se instalou em Angola – a 24 de Agosto de 1865 – e que trouxe consigo as bases para uma economia moderna visando o desenvolvimento sustentado da sociedade. Foi graças ao BNU nas iniciativas de exploração de diamantes que, em 1917, se criou a empresa de Pesquisa Mineira de Angola (PEMA) – que mais tarde viria a dar lugar a DIAMANG – e que nessa época se constituiu como um dos suportes geradores de receitas para a economia do território de Angola. Criado a 12 de Agosto de 1864, o Banco Nacional Ultramarino tornou-se num dos instrumentos e suporte de apoio para as iniciativas do poder ins- talado, tornando-se a âncora da economia de Angola. Também foi esta ins- tituição que emitiu e lançou a primeira moeda específica para Angola.

A sequência e coincidência de acontecimentos ligados à Banca no mês de Agosto, conduzem-nos a um único pensamento: o mês de Agosto em Angola está intimamente ligado ao sistema financeiro nacional, por isso, não é em vão que os bancários, todos os anos, enaltecem o espírito de Agosto.