Blog

BENGUELA ELEGE NOVA EQUIPA DO SNEBA

10:40 22 Fevereiro em Actividade Sindical
1

No pretérito dia 3 de Fevereiro, realizou-se  a assembleia de trabalhadores e a conferência Provincial de balanço e de renovação de mandatos dos bancários de Benguela. 

Da Assembleia de trabalhadores,  participaram mais de uma centena de bancários das diversas instituições bancárias, públicas e privadas, sediadas na província de Benguela, que encheram a sala de conferências do hotel Praia Morena. 

Durante o  encontro dirigido pelo presidente da direcção, Filipe Makengo Segundo, ladeado que pelos Secretários Nacionais, Domingos António Silva (Secretário de Finanças e de organização e suporte Administrativo) e Pavelucho Maiquel Machado Irmão (Secretário de Estudos Socio-Económicos), foram debatidos os vários assuntos que afligem os trabalhadores do sector bancário, bem como foram passados conselhos atinentes ao cumprimento de regras que regem a actividade bancária, sobretudo o sigilo bancário e profissional. 

A prestação e a acção Sindical também mereceram referência durante a assembleia. Os bancários locais exigiram mais presença do Sindicato junto dos trabalhadores, porque  interrogaram-se se de facto o SNEBA existia na província de Benguela. 

As reclamações estenderam-se para os locais de trabalho, onde no dia a dia se assiste comportamentos e atitudes abomináveis da parte das chefias. Pressão psicológica e algumas acções de assédio moral, em grande medida. Enquanto isso,  a Direcção do Sindicato, exortou os bancários a não se deixar intimidar devendo sim, dedicaram ao máximo nas tarefas do dia a dia, com profissionalismo e rigor como forma de evitar conflitos com às chefias. A adaptação às novas tecnologias tem de ser encarada com realismo responsabilidades, porque a inovação 

é inevitável.

Secretário para estudos socio económico, Pavelucho Maiquel Machado Irmão, entregando a nova LGT a Delegada Provincial do SNEBA, Kutala Sónia Francisco Tomás e Silva.

Foi lançado o repto aos bancários de Benguela, fazerem a sua parte na vertente de acção Sindical, devendo acessar sempre que possível e necessário,  o site do SNEBA, para obtenção de informação.

Diametralmente ao que sucedeu no Cuito-Bié, em Benguela, segunda praça Bancária do país, viveu-se uma situação diferente, pois apresentaram-se duas listas concorrentes à  cadeira do Delegado Provincial do SNEBA. A lista para reeleição encabeçada pelo cessante Delegado Adjunto, Rafael Gelson Neto, em substituição do Delegado Provincial, Humberto Mendes Jardim, há escassos dias desistiu do poleiro que vinha ocupando desde dos anos 90, que por vontade própria, resignou e como Delegado Adjunto,  da lista A o antigo membro da equipa cessante,  Ynder Vasconcelos.

A lista B da Aspirante Kutala Sónia  Francisco Tomás e Silva, secundada pela Avelina Chimapa Pereira, também  estreante no movimento Sindical.

Antes do  pleito eleitoral, a Direcção cessante apresentou o relatório de balanço aos filiados, 

tendo antes elencado as principais dificuldades com que se deparam ao longo do mandato. Muito devia ter sido feito, mas por falta de meios, muito ficou por fazer. 

Posta a votação, o relatório,  conheceu os seguinte resultados: 26 votos a favor, 22 abstenções e 27 votos contra. Em síntese, o relatório de mandato não obteve aprovação dos Delegados.

Sob a presidência da Cda Helena França- Secretária geral da União de Sindicatos de Benguela e Secretária geral Adjunta da UNTA-CS,  Coadjuvada Companheira  Ana Alves,  Melanir Gonçalves- Secretária,  José Bento- Porta voz  e Celso Benedito- Observador.

Antes de votação foi dada um espaço de tempo para os cabeças de listas, tecer algumas linhas de força das suas candidaturas, após que se passou a  fase de votação precedida de uma breve explicação sobre o processo de votação e da contagem da população votante.

Após a votação foi feita a contagem que produziu os seguintes resultados a assim distribuídos:

Lista A : 17 ( Dezassete) votos 

Lista B: 79 ( Setenta e nove) votos. 

Com estes resultados, foi declarada vencedora a lita B, encabeçada pela candidata  Kutala Sónia Francisco Tomás e Silva, que doravante vai assumir os destinos do SNEBA na província de Benguela.

Também com este pleito eleitoral fica formada a estrutura Provincial do SNEBA com todos os órgãos previstos dos estatutos do Sindicato, nomeadamente: 

Novos membros da Delegação do SNEBA-Benguela

A Conferência Provincial,  O Conselho Provincial,  a Delegação Provincial e com os grupos especializados, a saber:  Comité das Mulheres Sindicalizadas (CMS), Comité da Juventude Sindicalizada (CJS) e Comité dos Reformados Bancários (CRB), com os respectivos Coordenadores eleitos, como adiante se indica: 1

1. Nuria Elizangela Reis da Cruz- Coordenadora (CMS)

2. Hamilton Ilídio Bernardo Kawenha- Coordenador(CJS)

3. António Noé- Coordenador(CRB).

Estes são os órgãos do SNEBA eleitos na província de Benguela, para um mandato de 4 anos.