Blog

ENCONTRO DE TRABALHO COM COMISSÃO EXECUTIVA DO BPC

10:50 22 Fevereiro em Actividade Sindical
0

Uma delegação do SNEBA chefiada pelo presidente da direcção que se fez acompanhar dos Secretários Nacionais, Domingos António Silva , Rui Murthala Guimarães e pelo Assistente Jurídico do Sindicato, Dr. Luterio Sebastião, reuniu-se com Presidente da Comissão Executiva do BPC Dr. Luzolo de Carvalho, que se fez acompanhado do Director da Direcção do Capital Humano, Dr. Gunther Costa. 

O encontro visou radiografar o estado  actual do emblemático Banco público e suas  perspectivas.

Segundo o PCE,  o BPC tem vindo a conhecer melhorias substânciais, com inovação dos seus serviços para satisfação dos clientes, com a Internet Banking e Whatsapp BPC. São alguns dos serviços que estão na dinâmica do rejuvenescimento do banco. Citou o PCE. 

Na vertente dos recursos humanos, muito trabalho tem vindo a ser feito, desde a melhoria salarial e demais incentivos. Contudo, o problema da liquidez continua a preocupar a direção do Banco.

Mesmo assim, os resultados são animadores, e vislumbram o que o BPC tem feito tudo para se erguer das cinzas e reposicionar-se no mercado.

O factor motivacional tem vindo a ser tido em conta como forma de manter os níveis motivacionais dos trabalhadores com estabelecimento de incentivos e acções de formação, que contam com formadores internos certificados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP). A introdução do sistema de Remuneração Variável (SRV) vem permitindo o empenho bastante gradual e acentuado dos trabalhadores no antigimento dos objectivos.

Da esquerda para direita: Luterio Sebastião( Advogado do SNEBA), Luzolo de Carvalho( PCE do BPC), Filipe Makengo Segundo( presidente da direcção do SNEBA), Gunther Costa( Director da DCH Do BPC),Domingos António Silva ( Secretário de Finanças do SNEBA) e Rui Murthala Guimarães( Secretário de imprensa e comunicação do SNEBA)

Ainda na área do capital humano, foram feitas alterações das diversas funções no segmento comercial, que  passam  a contar com  as seguintes designações: Assistente comercial,  gestor,  gerente  subgerente e o tesoureiro. 

Com alteração de paradigmas, no e exercício do ano findo,  muitos trabalhadores duplicaram e em alguns casos,  até  triplicaram as remunerações mensais.

Quanto ao preenchimento de vagas,  estas apenas são feitas por mérito de trabalho e 

resultados, onde a primazia cabe aos melhores trabalhadores.

Para retenção dos trabalhadores na zona leste, além do subsídio de isolamento que abrange 45 agências e um universo de 442 trabalhadores, o BPC implementou  um incentivo de 25% do salário base  e mais 5 dias de férias,  apar dos 22 dias das férias regulamentares. 

O BPC institucionou o subsídio de substituição, para permitir que cada possa gozar as suas férias conforme o calendário.   Outra novidade que se obteve durante a reunião, é a atribuição do subsídio de risco e controlo interno.

Estas acções visam elevar os índices de satisfação e motivação trabalhadores do banco. 

Os aspectos do índole disciplinar, também foram objecto de análise, sobretudo as que   advém de processos disciplinares resultantes de consultas indevidas de algumas contas.

Em suma,  a informação obtida é animadora, que o BPC, pouco a pouco vai se reposicionando e a enfrentar o mercado bancário com normalidade.

Foi dado a conhecer ao SNEBA que o Plano de Reestruturação e  Recapitalizacao (PRR) que brevemente será encerrado, não havendo mais preocupação de processos de despedimento e encerramento de agências. Quer dizer que o banco retomou a rotina normal.