Blog

SNEBA RENOVA DELEGAÇÃO NO BIÉ

15:31 21 Fevereiro em Actividade Sindical
0

No quadro do ciclo de conferências de balanço e renovação de mandatos associadas aos preparativos do III Congresso do SNEBA, os bancários do território do Bié realizaram, no dia 27 de Janeiro do corrente ano, a sua assembleia de trabalhadores, a qual antecedeu a conferência Provincial de balanço e renovação de mandatos,. O acto decorreu no salão da União de Sindicatos do Bié.


Durante a assembleia de trabalhadores do sector bancário local foram auscultados sobre a avaliação do sector bancário, das condições de trabalho, salariais e indagadas as sugestões de em como superar as dificuldades.


Relativamente ao desempenho da Delegação Provincial do SNEBA, os bancários locais exigiram mais presença do Sindicato junto dos trabalhadores, mais massificação Sindical e realização de acções tendentes à aproximação do Sindicato com a classe. Também exigiram mais comunicação e divulgação das actividades do Sindicato em todo o território da província do Bié.


O acto, sob presidência do presidente da direcção do SNEBA, Filipe Makengo, que se fez acompanhar do Vice-presidente da Conselho Fiscal do SNEBA, Marcolino Capiraque, contou com participação de mais de 1/8 dos bancários locais. A Comissão Eleitoral foi presidida pelo Secretário geral da União de Sindicatos do Bié, Cda Herculano Guendangolo.


Observados os princípios estatutários, verficou-se que o quórum reunia o 1/8 necessário para realização do pleito eleitoral, do universo de 15 votantes, dos quais, 6 mulheres e 9 homens, do Delegados mais velho e mais novo.


Da votação foi obtido o resultado final, como se segue: 14 votos a favor, 1 voto contra e zero abstenções. Com este resultado, o candidato da lista única, Francisco Sebastião Essuvo (BPC), foi eleito Delegado Provincial, tendo como adjunto Altino V.M. João (Banco Sol) e a Emília Catihe – Secretária, Eudizia H.C. Francisco – Coordenadora Provincial da Juventude Bancária e Ana Jamba Pedro – Coordenadora Provincial da Mulher sindicalizada.


Depois do processo eleitoral, também foram indicados os delegados ao III Congresso do SNEBA, a realizar-se em data a anunciar oportunamente.