Blog

43 ANOS DA BANCA AO SERVIÇO DE ANGOLA

17:44 12 Setembro em Actividade Sindical
0

Sob a égide do SNEBA, os Bancários de Angola assinalaram o 43º aniversário, de acção do 14 de Agosto de 1975, com o lema: “Em Defesa dos Direitos Históricos, uma Banca Forte”.

O acto central realizou-se em Luanda, no Hotel Trópico, e contou com a participação de inúmeros convidados entre bancários e não bancários os quais conferiram um simbolismo histórico e elevaram a efeméride.

O programa começou com realização de uma visita no período de manha do dia 14, pelas 10h00, ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, por uma Delegação que integrou Dirigentes da Direcção do SNEBA, Bancários no activo, na situação de reforma assim como pelos trabalhadores do Sindicato, como homenagem ao primeiro Presidente de Angola e aos bancários já falecidos.

Durante a visita guiada, a delegação percorreu vários compartimentos do Memorial, recebendo explicações das diversas exposições fotográficas e escritos.

 

 

No período da tarde, realizou-se o acto central na sala Luanda do Hotel Tropico, durante ao qual, foram apresentados três temas, que muito enriqueceram a cerimonia, nomeadamente:

  1. “Os Benefícios de Acção do 14 de Agosto de 1975 para Economia Angolana”, cuja prelecção coube ao Bancário e protagonista do processo, Dr. Mario Nelson.

 

  1. “Os reflexos da Conjuntura Económica no Sistema Financeiro Nacional”, que Inicialmente seria apresentado pelo Senhor Governador do BNA, Dr. Jose de Lima Massano, mas por força de agenda, foi apresentado pelo Director do Departamento de Estatísticas do BNA, Dr. Sebastião Tuma.

 

  1. Quando que o tema “Um Olhar sobre o Desenvolvimento da Economia de Angola” foi apresentado pelos Sócios da Empresa Wibuild Consulting (Portugal) Senhores, Engº. João Mourão e Dr. Duarte Marques.

 

 

A sessão cultural coube ao Grupo Teatral Julu que, como sempre, brindou os presentes com peça alicerçada ao evento e um pouco de acção de sensibilização à ética e deontologia profissional.

As delegações provinciais do SNEBA também se organizaram em actividades diversas, promovendo diversas ações alusivas à data.

O Dr. Mario Nelson, depois de uma eloquente apresentação, fez um apelo à Direcção do SNEBA no sentido de imortalizar o 14 de Agosto, pois, tal como referiu, “este dia estará para sempre ligado à História da Banca em Angola“. Também frisou que o 14 de Agosto de 1975 apenas foi possível devido à participação dos trabalhadores e do Sindicato e, como tal,  é uma data que a Historia deve registar permanentemente.