COMEMORAÇÕES DOS DIAS 1 E 31 DE MAIO DE 2021
DIRECTIVA Nº. 001/SEN/2021
As jornadas comemorativas dos dias 1 e 31 de Maio do corrente ano assinalam-se num momento bastante difícil, de grandes de incertezas para os trabalhadores no geral, e da Banca em particular.
Não obstante os problemas que a pandemia da COVID-19 vai causando, associado à crise económica que Angola vive desde o segundo semestre do ano de 2014, os empregadores levam a cabo uma cruzada desenfreada de despedimentos generalizados nunca antes visto em Angola.
A famigerada Lei Geral de Trabalho nº. 7/15 de 15 de Junho, em vigor desde Setembro de 2015, veio demonstrar a verdadeira intenção dos seus mentores: a de vulgarizar os despedimentos em Angola e remeter para o fundo do poço da mera sobrevivência os humildes trabalhadores e seus familiares, já votados à miséria e ao sofrimento.
É neste clima de incerteza que os bancários vão assinalar as comemorações dos dias 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalhador e do 31 de Maio, Dia da Fundação do SNEBA.
Para fazer ouvir a sua voz, o Secretariado Executivo Nacional do SNEBA levará a efeito algumas actividades alinhadas às condições impostas pela pandemia da COVID-19 sempre na observância dos decretos presidenciais relativos à situação de calamidade e das medidas de biossegurança.
ACTIVIDADES
1 de Maio 2021
a) Em torno da temática do 1º de Maio proceder-se-á, em espaço fechado, à realização de acções de repúdio contra os despedimentos em massa na Banca/BPC e outros. Estas acções ocorrerão em todas as delegações provinciais do SNEBA uma vez que, por razões óbvias, não serão permitidas manifestações de rua;
b) Exigir a revisão imediata da actual Lei Geral de Trabalho, nº. 7/15, de 15 de Junho por revela-se nociva aos trabalhadores e a qual beneficia apenas o patronato;
c) Repudiar os caloteiros e o crédito malparado na Banca.
31 de Maio de 2021
a) Realização de quatro palestras subordinadas aos temas:
1. As transformações no sector bancário a nível internacional e nacional, e suas consequências nos postos de trabalho;
2. O impacto de crédito malparado no negócio bancário e suas consequências;
3. As consequências do COVID-19, no tecido socioeconómico;
4. Consequências do teletrabalho para o futuro dos trabalhadores.
b) Assinatura de protocolos com empresas visando proporcionar descontos aos trabalhadores bancários e seus familiares;
c) Testagem gratuita aos bancários no domínio da optometria, do controlo de pressão arterial e glicemia;
d) Realização de acções de esclarecimento e sensibilização com vista à captação de novos filiados.
Para garantir a realização condigna das actividades propostas, o Secretariado Executivo Nacional colocará à disposição das Estruturas de Base os meios indispensáveis para a sua cabal realização.
Uma vez que todas as palestras ocorrerão em Luanda, e como forma de todos poderem assistir, as mesmas serão difundidas via web. Brevemente a organização disponibilizará os links de acesso às mesmas.
SNEBA: O Valor da União
Luanda, 27 de Abril de 2021
O SECRETARIADO EXECUTIVO NACIONAL