Blog

“Contra descriminação salarial.”

16:00 04 Maio em Actividade Sindical
0

Sob o lema “Contra descriminação salarial. Juntos por um qualificador de funções único do sector” a Direção do SNEBA e os seus parceiros sociais, nomeadamente a ABANC e o Banco Central, têm vindo a lutar no sentido do sector bancário nacional poder vir a contar com um único Qualificador de Funções — peça importante para combater as abismais diferenças de remunerações entre os bancos, bem como dos níveis de enquadramento praticados. Por outro lado, como um Qualificador de Funções único, será possível a gestão de carreiras dos trabalhadores do sector e a progressão dentro da categoria será mais justa e salutar, pois desta forma cada trabalhador saberá de início as sua funções dentro da categoria onde foi colocado, assim como a respectiva progressão na carreira

O nosso calendário das efemérides, iniciado no mês do trabalhador, vai brindar todos os bancários com suma série de efemérides, que culminarão no dia 14 de Agosto de 2014, data em que se assinalará o 39º Aniversário da Banca, como antecâmara das comemorações do 40 aniversário do dia do trabalhador bancário.

A direção do Sindicato, tem vindo a trabalhar com os seus parceiros sociais no sentido de buscar consensos que venham a consubstanciar a formalização desta data como marco referência histórica no calendário das efemérides, oficialmente reconhecidos na República de Angola, a exemplo do Dia do professor, do Enfermeiro, do Mineiro, etc. Por isso, antes de o sector assinalar os 40 anos da banca nacional, a direção do sindicato almeja uma clarificação da data e da sua designação, que também tem suscitado divergências de interpretação entre os protagonistas e líderes de opinião, com uns a defenderem o 14 de Agosto como “Dia do Trabalhador Bancário”, enquanto outros defendem o 14 de Agosto como sendo o “Dia da Banca em Angola”.

Para a direção do Sindicato, qualquer das duas designações serve os desígnios da classe; o importante é que todos se revejam na data, por isso, se é bancário, a sua opinião também é válida e muito importante. Contribua com a sua opinião.