Blog

CUANZA SUL COM A DELEGAÇÃO DO SNEBA RENOVADA

12:59 22 Novembro em Actividade Sindical
0

Os trabalhos da assembleia de trabalhadores e da Conferencia de balanço e renovação de mandatos, decorreram no dia 14 de Outubro do ano corrente, no anfiteatro do Instituto Politécnico do Sumbe, sob orientação do Presidente do Sindicato Nacional dos Empregados Bancários (SNEBA), Filipe Makengo, acompanhado pelo Secretario da Imprensa e Comunicação do Sindicato, Rui Guimarães.

O evento teve início com a entoação do Hino Nacional denominado Angola Avante! Seguisse a apresentação do presidium constituído por Filipe Makengo, Rui Guimarães, Marta Justina da Costa.

E o porque a manhã era dedicada ao sindicalismos e a defesa dos direitos dos trabalhadores bancários aproveitou-se a ocasião para realizar uma assembleia de trabalhadores, com vista a identificar os principais problemas que afectam a classe na província. 

Tal como é hábito em reuniões com estas característico Filipe Makengo começou por explicar a audiência as funções do SNEBA “tem por fim o permanente desenvolvimento da consciência de classe dos trabalhadores Bancários, através da defesa dos interesses (morais, materiais, económicos, profissionais, sociais e culturais) dos seus associados.

Entre os trabalhadores ouvidos destaque para as preocupações colocadas por: 

João que solicitou que Filipe Makengo enuncia-se os benefícios de ser associado do SNEBA.

Marciano Punga reformado (BNA) afirmou que tem tido problemas na aquisição medicamentos desde que a sua instituição trocou a ENSA pela Saúde +.

Moises Ernesto (BPC) afirmou que está há anos a reclamar pelo seu cartão do SNEBA apesar de descontar regularmente para o Sindicato;

Claudio Magalhães (BPC) sublinhou uma vez mais para a necessidade do sindicato esforçar-se para fazer chegar aos seus associados os cartões de associados; 

Domingos Albino (BFA) quis saber quais são os países e organizações com que o SNEBA tem protocolos estabelecidos;

Geraldo Barroso tesoureiro (BPC – Balcão Wakukungo) informou-nos que há 16 meses que exercer interinamente a função de subgerente, contudo não é pago como tal.

Após terem sido eleitos os novos membros da Delegação Provincial do Kwanza Sul do SNEBA, numa lista única, os membros adiante indicados: 

  • José Reis (Delegado Provincial);
  • Adeus Morais (Delegado Adjunto);
  • José Fernando (Secretario para os Assuntos Jurídicos e Laborais);
  • Filomena Domingos (Coordenadora da mulher sindicalizada);
  • José Manuel (Coordenador para os reformados);
  • Moises Ernesto (Coordenador para Juventude).    
Membros da Delegação do SNEBA do Cuanza Sul

Participaram do acto, 32 trabalhadores bancários que acorreram ao anfiteatro do Instituto Politécnico do Sumbe, integrando os órgãos provinciais do Sindicato, respectivamente: Conferencia Provincial, Conselho Provincial e Delegação Província. OS filiados presentes, também tiveram a oportunidade eleger os delegados para o III Congresso do SNEBA. 

Integraram as comissões que norteiam este tipo de actividades, os senhores: José Armando, Claudio Magalhães, Humberto Pinto (Comissão de Mandato); Gabriel Sapalo, Cesar Rodrigues, Abílio Ribeiro (Comissão Eleitoral); Manuel Calumbo, Geraldo Luís, Rui Guimarães (Comissão de Redação); Félix Capolo, Domingos Albino (Comissão de Apelação).