Blog

Declaração alusiva ao 25º Aniversário do SNEBA

09:29 01 Junho em Actividade Sindical
0

O Secretariado Executivo Nacional saúda com regozijo e rende uma singela homenagem a todas as Bancárias e a todos os Bancários, no activo e na reforma, pela sua entrega e abnegação ao serviço da Banca e da Sociedade Angolana, que mesmo em tempos difíceis, estão sempre prontos servindo e proporcionando serviços aos clientes particulares, institucionais e empresariais.

Ao assinalarmos o 25º aniversário, a Direcção do SNEBA enaltece o profissionalismo evidenciado pelas bancárias e bancários no cumprimento da sua missão e dever de bem servir, mesmo em tempo de adversidades derivadas da pandemia que assola o Mundo, e Angola em particular.

A introdução de novas formas e procedimentos de trabalho em função da pandemia, sobretudo do teletrabalho, além de ser uma oportunidade de ocupar, de forma efectiva, a força de trabalho, também se tem revelado como um procedimento com efeitos perversos no seio das famílias. Se, por um lado, mantém a produtividade, por outro, provoca desequilíbrios emocionais que se consubstanciam em stress permanente, tendo em atenção o ambiente doméstico e familiar em que se realizam as tarefas.

Por outro lado, o SNEBA exorta as Bancárias e os Bancários a não hesitarem em denunciar os atropelos das medidas emanadas pelas autoridades sanitárias do País, em caso de ausência de materiais de biossegurança e outros elementos essenciais, que possam colocar em risco a saúde nos locais de trabalho, pois, a vida humana não tem preço.

Face ao alerta da OIT sobre as alterações profundas no mercado de trabalho em vários sectores por consequência da Covid-19, neste capítulo, o SNEBA está atento e jamais se demitirá das suas responsabilidades como defensor da classe Bancária na busca de soluções viáveis que visem a estabilidade e segurança dos postos de trabalho.

Assim sendo, o SNEBA condena os despedimentos que vão ocorrendo nos diversos Bancos, sob presto de diminuição de receitas e aumento de custos operacionais.

Ao assinalar o 25º aniversário, o SNEBA, mais uma vez, denuncia veementemente as atitudes e comportamentos anti-sindicalismo e de obstaculização da actividade sindical, de alguns Gestores da Banca, em clara confrontação com a Carta Magna da República de Angola e convenções da OIT.

A Direcção do SNEBA apela, mais uma vez à classe bancária, a pugnarem as suas acções com base nos princípios éticos, deontológicos e profissionais.

Às administrações dos Bancos, o SNEBA apela a um esforço financeiro visando o aumento dos níveis de remuneração, de formação técnico-profissional dos Bancários, de modo a que estes possam encarar as alterações socioeconómicos e tecnológicas que se estão a registar.

Por outro lado, o fenómeno da digitalização não pode, nem deve, significar a dispensa de força de trabalho, mas sim, uma oportunidade de proporcionar novos conhecimentos e adaptação destes à inovação tecnológica no sector financeiro.

A implementação de um qualificador de funções na Banca torna-se indispensável, pois a ausência deste tem redundado em situações de injustiça na gestão de carreiras, razão pela qual a Direcção do SNEBA envidará esforços de modo que este instrumento se torne um facto.

A Negociação Colectiva é uma base de boa-fé, boa vontade e consensos, entre os empregadores e o representante da força de trabalho. O SNEBA aguarda, pois, ansiosamente o pronunciamento dos parceiros BNA e ABANC, sobre a Proposta Negocial do ACT remetida no decurso do presente mês.

SNEBA 25 anos a lutar pelos direitos laborais da classe bancária. SNEBA: 25 Anos de Sindicalismo com Alma.

SNEBA: O Valor da Uno.

Luanda, 28 de Maio de 2021

O SECRETARIADO EXECUTIVO NACIONAL