Blog

Delegação do SNEBA visita bancários do Cuando Cubango

16:09 22 Outubro em Actividade Sindical
0

Uma delegação do Secretariado Executiva Nacional do SNEBA chefiada pelo Vice-presidente da direcção, Carlos Júlio e composta ainda pelo Secretário de Formação, Mawete Sousa, encontra-se, desde o dia 18 de Outubro, a trabalhar na província do Cuando Cubango, na cidade de Menongue. Dos trabalhos fazem parta a avaliação da situação do Sindicato naquela província, assim como contactos directos com os bancários da praça local. Também a recém-criada direcção regional do BNA foi objecto de visita e de encontro para auscultação e trocas de informação sobre o papel do Sindicato.

Os bancários locais, manifestaram a preocupação pelo do Sindicato não se dispor de instalações e de uma representação, para onde em caso de necessidade, os filiados possam recorrer. Os problemas relacionados com ausência de condições de trabalho em muitas das representações da Banca comercial, que é um problema transversal a todas as províncias, também foi alvo das preocupações dos profissionais do sector.


A Delegação, por seu turno, passou em revista os propósitos e do papel central de um Sindicato. Foram prestados esclarecimentos sobre a problemática dos despedimentos na banca em geral e, em particular, os resultantes do Plano de Recapitalização e Reestruturação do BPC. Durante o encontro geral que reuniu os bancários locais (com a excepção dos do BFA, impelidos por razões do fecho) foi possível assistir uma interacção entre os bancários e os membros da Delegação do SNEBA.

Aos bancários do Cuando Cubango, ficou a promessa de, o mais rápido possível, se trabalha na identificação de um espaço para instalação de facto, do Sindicato.