Blog

II Congresso Ordinário do SNEBA

12:58 23 Janeiro em Actividade Sindical, Organização do SNEBA
0

Em cumprimento da recomendação saída da IX Sessão Ordinária do Conselho Nacional realizada na cidade de Lubango em Dezembro de 2018, foi realizado entre os dias 31 de Maio e 1 de Junho de 2019, o II Congresso do Sindicato Nacional dos Empregados Bancários de Angola, SNEBA.

Participaram dos trabalhos delegados de 14 províncias (Benguela, Cabinda, Cuando-Cubango, Cuanza Norte, Cuanza-Sul, Cunene, Huambo, Huila, Luanda, Lunda Norte, Malanje, Moxico, Namibe e Zaire. Bengo (por ausência de estruturas do Sindicato), Bié (Delegado em consultas no exterior), Lunda-Sul (por impedimentos profissionais) e Uíje (por ausência injustificada do Delegado) não tiveram representação no Congresso.

Início dos trabalhos do II Congresso do SNEBA com entoação do Hino Nacional

Os trabalhos do II Congresso do SNEBA decorreram numa das salas do CCTA.

Brindaram-nos com a sua presença e calor, como convidados externos, os Sindicalistas dos Sindicatos dos Bancários de São Paulo, Osasco e Regiões (companheira Rita Berlofa – Secretária de Finanças e Presidente da UNI Finanças Mundial), Roberto Von Der Osten, Secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro-Contraf-CUT (Brasil), Sindicatos dos Trabalhadores das Instituições Financeiras de Cabo Verde, companheiro Aníbal Borges – Presidente da Direcção), Sindicato Nacional dos Empregados Bancários de Moçambique, companheiro Ramiro Simbe – Presidente da Direcção, Sindicato dos Empregados Bancários do Norte (Porto – Portugal), companheiros Mário Mourão – Presidente da Direcção, e Alfredo Oliveira, advogado do SBN, e os companheiros Camilo E. N. Pereira e Aguinaldo V. A. Vicente, do Sindicato dos trabalhadores Bancários e Parabancários de São Tome e Príncipe. Também marcaram a sua presença como convidados, as Centrais Sindicais UNTA-CS e a Força Sindical.

Convidados Externos Convidados

Como parceiros, foram endereçados convites ao Governo do BNA e a todas as administrações da Banca comercial que operam no mercado.

De assinalar que o BNA fez-se representado pelo senhor Vice-governador Dr. António Manuel Tiago Dias, que, em nome do governo do BNA, muito nos honrou ao endereçar aos congressistas uma mensagem de encorajamento e de apreço. Da parte do BNA de assinalar também a presença da Directora do Departamento de Gestão do Capital Humano, Dra. Carla Marisa Sanches de Araújo.

Representantes da UNTA e do BNA, Evaristo Adão António e Dr. Manuel A.T. Dias, Vice-Governador do BNA

Representou o BPC a sua Administradora-Não Executiva, Djamila Huguette da Silva de Almeida Prata.

Ainda do banca comercial, de registar as presenças das distintas Directoras de Recursos Humanos do Banco Valor e do Banco Caixa Geral Angola, respectivamente as Dras. Eva Rosa Santos e Patrícia Henriques, entre muitos outros.

Os trabalhos do II Congresso, foram antecedidos da II Sessão Ordinária do Conselho Nacional, que teve como objectivo a aprovação dos normativos e fazer um balanço das actividades, contas do mandato e apresentação de propostas de candidatos para os futuros Órgãos Centrais do SNEBA.

Do II Congresso do SNEBA resultou que, o Conselho Nacional, passa a ter uma composição de 60 membros, entre membros do Secretariado Executivo Nacional, membros dos Órgãos de Supervisão, Delegados Provinciais e respectivos adjuntos, Coordenadores Nacionais da Mulher Sindicalizada, da Juventude e dos Reformados.

O II Congresso do SNEBA também recompôs o Secretariado Executivo Nacional, com a eleição de novos membros, entre os quais o Presidente e Vice-presidente da Direcção e oito secretárias para um mandato de quatro anos. O Secretariado Executivo Nacional é o órgão executivo do Sindicato.

Vice-Presidente do SNEBA, Carlos José Júlio e Presidente do SNEBA, Filipe Makengo Segundo

Segue a lista completa.


MESA DA ASSEMBLEIA GERAL,CONGRESSO E DO CONSELHO NACIONAL

José Augusto Presidente
Mário Alberto de Andrade MachadoVice-presidente

SECRETARIADO EXECUTIVO NACIONAL (S.E.N) – DIRECÇÃO

Filipe Makengo SegundoPresidente
Carlos José JúlioVice-presidente

SECRETÁRIOS

Domingos António da SilvaFinanças
Manuel JoãoOrganização e S. Administrativo
Mawete Decio de SousaFormação Sindical
Sebastião Adão MendesOrganização Sindical
Rui Murthala de C. GuimarãesImprensa e Comunicação
José L. S. ChitungoAssuntos Jurídicos
Pavelucho Maiquel Machado IrmãoEstudos Sócio-Económicos
Filipe de Brito JerónimoSaúde e Condições de Trabalho

CONSELHO FISCALIZADOR DE CONTAS

Domingos Quissenguele Presidente
Marcolino Capira AlfredoVice- Presidente
Humberto Mendes Jardim 1º Vogal
Uassalagina Eugénia Cachoco Júnior2º Vogal
Eduardo AntónioSecretário

CONSELHO DE DISCIPLINA

Sebastião Adão MendesPresidente
André Sequeira LopesVice- Presidente
Alice José Calunga PequeninoSecretária

COMITÉ NACIONAL DE REFORMADOS

Lassalete de Fátima Chaves Martins de SousaCoordenadora Nacional

COMITÉ NACIONAL DA JUVENTUDE SINDICALIZADA

Jack Constance David dos PassosCoordenador
Joice E. Silva V. da SilvaCoordenadora-adjunta

COMITÉ NACIONAL DA MULHER SINDICALIZADA

Bernarda Pedro CândidoCoordenadora

GALERIA FOTOGRÁFICA DO II CONGRESSO DO SNEBA