Blog

INTERVENÇÃO DA DIRECÇÃO DO SNEBA NO INÍCIO DAS JORNADAS COMEMORATIVAS DO 46º ANIVERSÁRIO DO DIA DO TRABALHADOR BANCÁRIO

16:26 04 Agosto em Actividade Sindical
0

Senhor Governador do BNA, Dr. José de Lima Massano;

Senhor Presidente da ABANC, Dr. Mário F. do Nascimento;

Distintos Protagonistas do Memorável 14 de Agosto de 1975

Caras Bancárias e Caros Bancários; 

Companheiras e Companheiros;

Minhas Senhoras e Meus Senhores;

Estamos aqui hoje dar inicio das actividades comemorativas alusivas ao 46º. Aniversário do Dia do Trabalhador Bancário, em Angola.

Estamos aqui e aqui nesta casa cor-de-rosa, onde o Estado-maior de acção do 14 de Agosto reuniu e tomou decisões de importância impar Histórica para Banca Angolana.

Estamos aqui ainda, para recordar e imortalizar às memórias daqueles e destes destemidos quadros, na altura jovens voluntariosos, que assumiram o compromisso com Angola e com os Angolanos, para enfrentar os desafios da época, para que o novo estado, nascido a 11 de Novembro de 1975, entra-se no concerto nas nações, com o um sistema bancário funcional. Para todas e para todos, uma merecida e Singela homenagem.

É verdade! Estamos aqui para assinalar os sucessivos feitos históricos para a Banca Angolana, vivenciados neste mês 8 do ano.

Assim! Neste mês 8 do ano, a banca moderna em Angola, completa 157 anos, desde de instalação da Sucursal do BNU em Luanda, a 24 de Agosto de 1865. 

É também neste mês 8 do ano, se assistiu a criação do Banco de Angola, em substituição do BNU, a 23 de Agosto de 1926.

Não é demais enfatizar que a presença do alto mandatário do sector bancário angolano, historicamente enaltece e confere importância ímpar à data, o Dia do Trabalhador Bancário. 

O BNA é parceiro principal e fundamental do SNEBA, não estaríamos amanhã a assinalar os 45 anos do Dia do Trabalhador Bancário na Angola independente, não fosse do majestoso edifício cor-de-rosa, sede do Ex. Banco de Angola, Estado-Maior que acolheu os Bancários-Sindicalistas da época, para conceber e interpretar fielmente as superiores orientações das autoridades da época. Até que foi criada a estrutura que passou a gerir os destinos do sector financeiro – a Comissão Coordenadora das Actividades Bancárias – CCAB.

Senhor Governador, a sua presença neste acto comemorativo do Dia do Trabalhador torna inalterável o projecto de institucionalização do 14 de Agosto, como Dia Nacional do Trabalhador Bancário.

Estamos certos que o Senhor Governador se juntará aos esforços dos protagonistas do 14 de Agosto, ansiosos de ver Institucionalizado o seu Dia, na lista de datas comemorativas em Angola.

Bem-haja o 14 de Agosto!

SNEBA: O Valor da União! 

Muito obrigado.