Blog

Málaga – Conferência Mundial a UNI FINANCE

12:21 24 Janeiro em Actividade Sindical
0

Com a participação 400 representantes de 125 Sindicatos de 79 países, realizou-se em Torremolinos, Málaga (Espanha), nos 22, 23 e 24 de Outubro de 2019, a Conferencia da UNI Finance, sob o lema ”Sindicatos Fortes Hoje e Amanha”.

Sendo o SNEBA filiado da UNI GLOBAL e da UNI FINANCE, foi representado neste importante evento do sindicalismo internacional pelo Presidente da Direcção, Filipe Makengo.

Durante a Conferencia foi enaltecido o desejo de valorização da negociação e dos acordos colectivos, como forma de preservar os direitos dos trabalhadores. Os participantes realçaram a necessidade de tornar as empresas mais sustentáveis sem, no entanto, porem em causa os direitos trabalhistas, antes pelo contrário: as empresas devem estar comprometidas com o direito à negociação colectiva em todo o seu espaço de actividades.

Foto da família Africana, em TORREMOLINOS

Todos os participantes defenderam o fortalecimento da presença dos sindicatos nas empresas, como forma de alcançar acordos que respeitem os direitos dos trabalhadores, aliviando assim os possíveis impactos negativos do processo de digitalização, numa salvaguarda dos direitos trabalhistas, procurando, desta forma, realizar uma abordagem mais consciente às preocupações sociais que o processo de digitalização em curso por todo o Mundo está a causar. A digitalização foi, aliás, o tema dominante dos debates, durante dos três dias da conferência.

A conferência de Torremolinos também reelegeu a direcção cessante, Michel Budolfsen e Rita Berlofa, Presidente da UNI Finance Europa e Presidente da UNI Finança Mundial, respectivamente.

À margem da conferência, os sindicalistas africanos reuniram-se para troca alguns de pontos de vista. Neste encontro, os sindicalistas dos países de expressão portuguesa, manifestaram o desagrado pela forma com a UNI África lida com estes países, pois entendem que não têm recebido tratamento semelhante ao das suas congéneres, e até concluíram que existe algum distanciamento em relação aos países da francofonia e anglófonos, tendo o representante da UNI Africano registado esta nossa preocupação para futuras abordagens em sede da Organização Continental da UNI África. Ainda sobre este assunto, as delegações de Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique, promoveram um breve encontro com o Director Mundial da UNI FINANCE, o Italiano Ângelo Di Cristo, com propósito de reclamar uma atenção especial à comunidade lusófona, quer através do uso da língua portuguesa nos trabalhos da organização, quer alertando para o recorrente “esquecimento” da criação de oportunidades de formação e apoio aos diversos sindicatos dos países de expressão portuguesa, em África.