Blog

NOTA DE PESAR – PASSAMENTO FÍSICO DO PRESIDENTE EMÉRITO Engº José Eduardo dos Santos

14:14 11 Julho em Actividade Sindical
0

Foi com profunda consternação que os bancários filiados ao Sindicato Nacional dos Bancários de Angola (SNEBA) tomaram o conhecimento da triste notícia do passamento físico do Eng. José Eduardo dos Santos, Presidente Emérito da República de Angola e do MPLA, ocorrido em Barcelona – Reino de Espanha, por doença, no dia 8 de Julho de 2022, pelas 11h 10min.

O Eng. José Eduardo dos Santos foi o principal obreiro do sistema financeiro angolano que hoje granjeia prestígio internacional, enquanto Chefe de Estado e do Executivo Angolano.

Com o seu saber e determinação, nos não longínquos anos 90, fruto das alterações derivadas da Perestroika, soube adaptar o sistema financeiro de um sistema fechado, para um sistema económico de mercado.

Com sua entrega e sabedoria, pôde orientar alterações do modelo do Banco Nacional de Angola, de banco de funções mistas para um Banco Central e “bancos dos bancos”.

O seu papel orientador permitiu sobremaneira a abertura do sistema bancário à iniciativa privada, com a promulgação de legislação das instituições financeiras.

Os bancários imortalizarão e inscreverão na história do sistema financeiro angolano o papel decisivo desempenhado pelo malogrado Presidente, na modernização e transformação do sistema financeiro nacional e da banca angolana em particular.

Diante do infausto acontecimento que abalou a sociedade angolana em geral, em nome de todos bancários de Angola, de Cabinda ao Cunene e do Mar ao Leste, filiados ao SNEBA e no do seu Secretariado Executivo Nacional, endereçam os mais profundossentimentos de pesar ao Executivo Angolano, ao MPLA e, em particular, à sua estimada família.

Que a sua alma descanse em paz.

SNEBA: O Valor da União!

Luanda, 10 de Julho de 2022

O Secretariado Executivo Nacional