Blog

“Périplo” de Dirigentes do SNEBA pelos Bancos Nacionais

18:30 22 Janeiro em Actividade Sindical
0

No uso do seu papel de parceiro dos empregadores do sector e em representação dos bancários, a Direcção do SNEBA, como já vem sendo hábito, realizou, no início do ano de 2019, encontros com as administrações dos bancos que operam o sector no mercado nacional, num total de 26 operadores. Deste universo, 13 responderam favoravelmente ao pedido lançado pelo Sindicato. Assim, durante o mês de Fevereiro, o SNEBA realizou encontros com o BPC, BCI, BNA, BCGA, BAI MICROFINANÇAS, BDA, BNI, BFA e BAI entre outros.

BPC

Respondendo favoravelmente ao pedido da Direcção do Sindicato, o PCA do BPC, Dr. Alcides Horácio Frederico Safeca, acompanhado pela Subdirectora da Direcção de Recursos Humanos, Maria Manuela do Nascimento, reuniu-se com o SNEBA no dia 1 de Fevereiro de 2019. Do lado do Sindicado, participaram do encontro o Vice-presidente Filipe Makengo, Sebastião Adão Mendes, Lutério Sebastião e Cláudia Paulo, respectivamente, Vice-presidente da Direcção, Secretario de Finanças, Assessor e Assistente Jurídico da Direcção.

Durante a reunião foram abordados assuntos relativos às condições de trabalho, aos trabalhadores sem colocação e à problemática de dispensa de pessoal no quadro do projecto de reestruturação do Banco e redução de custos. Mereceram igualmente atenção a situação do excesso de crédito malparado, com o BPC a liderar esta matéria. O encerramento de diversos pontos de atendimento também fez parte dos assuntos abordados durante a reunião.

Com a Administração do BPC

A Administração do Banco, segundo o seu PCA, não tem outro caminho senão o de cumprir as orientações do accionista, sendo inevitável a dispensa de aproximadamente mil e quinhentos colaboradores da instituição. Esta dispensa será realizada de forma gradual e paulatina. A Direcção do Sindicato apelou à ponderação na execução destas políticas, sob pena de as mesmas poderem vir a causar convulsões sociais e mandar para mendicidade milhares de angolanos e sugeriu que, para o efeito, o processo de reformar antecipadamente estes profissionais seria o melhor caminho a tomar por parte da Administração.

Durante o encontro, os representantes do SNEBA também manifestaram preocupação face à contínua degradação de condições de trabalhos e à deterioração de várias conquistas sociais que tinham já sido alcançadas.

Quanto aos ex-membros do corpo directivo e chefias intermédias exonerados a quando da mudança de administração, o SNEBA pediu o equacionamento da situação, dentro do possível, para desta forma se evitar traumas e transtornos no seio desses trabalhadores vetados ao inactivo.

No dia 1 de Novembro, nove meses depois do primeiro encontro, realizou-se mais uma reunião, desta vez sob direcção do senhor PCA Dr. António André Lopes, que se fez acompanhar da Subdirectora da Direcção do Capital Humano, Manuela da Costa Nascimento, em representação da Directora, Hendrika Monteiro. Representou o Sindicado o seu presidente e o Coordenador da Comissão Sindical do SNEBA no BPC.

Vários foram os pontos abordados durante o encontro, com especial destaque para a problemática dos quadros que, em resultado das exonerações verificadas, aguardam a colocação que tarda em sair, ficando relegados a posições inferiores da tabela salarial e, em consequência, com salários mais reduzidos. Em jeito de resposta, o PCA solicitou que cada trabalhador naquelas condições pudesse fazer a respectiva reclamação por escrito e individualmente, de modo a facilitar a análise, caso a caso, entre a Administração e a área dos recursos humanos. Também orientou a área do Capital Humano para que, dentro das possibilidades e oportunidades que fossem surgindo, fossem priorizados os trabalhadores sem colocação, desde o seu perfil assim o permitisse.

De realçar que o BPC, em menos de quatro anos, conheceu quatro administrações, situação que, certamente, causou instabilidade na gestão do Banco. Se o Banco não resolver esta questão da permanente instabilidade, os problemas que afectam os recursos humanos e outros de índole organizativo, não conhecerão solução ao breve trecho. Um Banco com a dimensão e a importância do BPC não pode continuar a ter administrações efémeras.

BCI

Durante o encontro com a Administração do BCI

A 12 de Fevereiro de 2019, o SNEBA reuniu com Direcção do BCI, encabeçada pelo seu Presidente do Conselho de administração, Dr. Filomeno de Alegre Alves de Ceita, que se fez acompanhar da Directora de Recursos Humanos. O Sindicato fez-se representar pelo Vice-presidente da Direcção, Filipe Makengo, pelo Secretário de Organização e suporte administrativo, Manuel João e pela Coordenadora Nacional da Mulher Sindicalizada, Bernarda Cândido.

Durante o encontro foram abordados assuntos ligados à situação interna do Banco e ao quadro de pessoal. A delegação do SNEBA foi ainda informada da possibilidade de um eventual processo de privatização do Banco, em data não indicada. O PCA fez questão de informar que a Banco está solidamente implementado e numa situação económica saudável, mas lamentou o facto do maior accionista fazer poucos negócios com seu Banco.

Sobre a rede de pontos de atendimento, o PCA disse que está em curso um processo de encerramento de alguns postos, o que pode implicar alterações ao nível do redimensionamento do quadro de pessoal do Banco, em moldes ainda por definir.

Em relação aos aspectos sociais dos trabalhadores, o PCA do BCI foi peremptório ao afirmar que, o Banco tem feito esforços para melhorar as condições de trabalho e da assistência médica e medicamentoso, quer aos colaboradores directos quer aos constituintes do seu agregado familiar.

A actualização salarial visando a reposição do poder aquisitivo dos trabalhadores, e a formação ou superação profissional, também têm merecido especial atenção por parte da Administração, com envio regular de trabalhadores às instituições congéneres de Portugal e Brasil, onde são ministradas acções de formação no sistema on job.

No quadro do anunciado programa de privatizações (PROPRIV) — onde constam 4 bancos com participação do Estado, nomeadamente o BCI, BAI, BCGA e Banco Económico, a Direcção do SNEBA solicitou novo encontro com a nova Administração BCI. O encontrou realizou-se a 10 de Dezembro de 2019, e serviu para, além de apresentar cumprimentos aos novos Gestores do Banco público, saber detalhes do processo de privatização do Banco e o futuro dos trabalhadores no pós-privatização.

Representaram a Presidente do Conselho de Administração, Dra. Zenaida Gertrudes dos Santos Ramos Zumbi, os Administradores Executivos Edeson Cruz de Sousa Machado e Renato de Assunção Borges. Sobre o processo, não foram avançados detalhes, uma vez que, antes de concretizar de qualquer medida, a equipa recém-empossada quer primeiro analisar o estado e a situação em que se encontra a instituição.

É de recordar que, no BCI, o Estado é o accionista maioritário, com cerca de 93,60% do capital social, e que a sua privatização total poderá ter um forte impacto no actual quadro efectivo de pessoal. O BCI labora actualmente com um efectivo de 1109 trabalhadores, distribuídos entre Direcções Centrais e Agencias espalhas pelo país.

BNA

No dia 15 de Fevereiro de 2019, a Delegação do SNEBA foi recebido pelo Sr. Vice-Governador do BNA, Dr. Manuel António Tiago Dias, em representação do S. Governador. No encontro, foram abordos assuntos relativos à situação dos trabalhadores dos três Bancos que viram as licenças revogadas, nomeadamente, o Banco Mais, BANC e Banco Postal.

Neste encontro, o SNEBA foi informado que o BNA estaria a preparar um trabalho de avaliação dos bancos em funcionamento, sob o ponto de visto organizativo, face às normas em vigor e que orientam actividade bancária a nível internacional, às quais, obviamente, Angola não pode estar à margem da sua aplicabilidade, e que, foi à luz não-cumprimento do Aviso nº. 02/2018 do BNA, que orienta a adequação do capital social e de fundos próprios, que se procedeu à cassação de licenças dos três bancos anteriormente referidos.

Os aspectos sociais dos trabalhadores do Banco Central, quer os no activo, quer os na reforma, também mereceram destaque. Essencialmente, abordou-se a questão na necessidade dos reajustes salariais dos trabalhadores no activo, e reajustes na pensão completar dos trabalhadores em situação de reforma, de maneira a repor o poder aquisitivo. A assistência médica e medicamentosa com recurso à seguradora ENSA, foi outro dos temas abordados.

Por outro lado, o Vice-governador manifestou a preocupação de falta de mais comunicação com os trabalhadores por parte do SNEBA, o que faz com que estes se sintam distantes do Sindicato. Segundo o Vice-governador do BNA, o SNEBA tem de divulgar mais as suas actividades, quer através de relatórios quer por meio de outras publicitações informativas e apelou a que o Sindicato divulgue mais as suas realizações e os serviços que presta aos seus filiados.

Para este encontro, o Vice-Governador do BNA fez-se acompanhar dos Directores do Departamento da Gestão do Capital Humano, Carla Marisa de Araujo, Tuneca Lukau e Cândido Abrantes Pina.

No mês de Junho, o SNEBA manteve encontro com o membro do Conselho de Administração, Dr. Tavares Cristóvão, que se fez acompanhar da Directora do Departamento de Gestão do Capital Humano, Carla de Araujo. No encontro, foram abordados assuntos relativos à problemática da quotização e da falta de comunicação. Este encontro produziu resultados pouco abonatórios, uma vez que, depois do mesmo, foi divulgado por parte do BNA uma comunicação inoportuna e que se viria a revelar pouco profícua, e que, na sua essência, pretendia excluir os colaboradores do BNA do acesso ao sistema Sindical promovido pelo SNEBA.

Logo após a publicação do referido comunicado, a Direcção do Sindicato reuniu com o Sr. Governador do BNA para solicitar um esclarecimento sobre o conteúdo do mesmo. Durante o breve encontro, foi manifestada a insatisfação do Sindicato, por virtude daquele comunicado, tendo o Senhor Governador do BNA garantido a retoma do procedimento antigo, i.e. deixando ao critério dos trabalhadores decidir a condição de sindicalização.

Em 26 de Dezembro de 2019, a pedido do SNEBA, realizou mais um encontro, desta vez presidido pela senhora Administradora Beatriz Ferreira de Andrade dos Santos, que se fez acompanhar da Subdirectora do Departamento de Gestão de Recursos Humanos, Maria Rosa P. H.C. Fernandes Silva. Durante o encontro foram analisados assuntos ligados à situação do sector Bancário em geral. Também mereceram abordagem os aspectos sociais dos trabalhadores do BNA, a assistência medica e medicamentos, o centro infantil, e a reposição do poder aquisitivo dos trabalhadores face à inflação.

Relativamente aos problemas sociais, foi informado à delegação do Sindicato que está em vias de encerramento o centro infantil, por virtude dos seus elevados custos operacionais. Também por uma questão de justiça, uma vez que este serviço apenas beneficia os trabalhadores que laboram em Luanda, em prejuízos dos demais das outras províncias, o BNA ditou que o correcto seria por término ao projecto, mas que estava em curso o lançamento de um inquérito ao universo do efectivo do Banco para recolha de opiniões e sugestões. O SNEBA sugeriu então a possibilidade de institucionalização de um subsídio infantil, para crianças dos zero aos 6 anos, que abrangeria o universo de trabalhadores do Banco a nível nacional.

Sobre o processo de Institucionalização do 14 de Agosto como dia do trabalhador bancário em Angola, o SNEBA não obteve qualquer resposta do BNA, o que faz com que, uma vez mais, tenhamos que aguardar desenvolvimentos sobre este assunto por parte do principal parceiro do SNEBA neste processo.

BCGA

A 18 de Fevereiro de 2019, realizou o encontro com a Direcção Executiva do Banco Caixa Geral Angola. Chefiou a Delegação do Banco o Presidente da Comissão Executiva, Dr. Francisco José dos Santos Silva que, fez-se acompanhar da responsável da Direcção do Capital Humano, Dra. Patrícia Henriques. Foi um encontro cordialmente curto e pratico. O PCE fez uma breve explanação da conjuntura do sector e do posicionamento do Banco no mercado. Garantiu à Direcção do SNEBA que o Banco é estável, sem perturbações funcionais e que cumpre com as regras do Banco Central.

Reunião do SNEBA com a Direcção Executiva do Banco Caixa Geral Angola

No que diz respeito aos aspectos sociais, o Banco tem orgulho em possuir uma lista de benefícios sociais para os seus trabalhadores e respectivo agregado familiar. No início de cada ano, o Banco faz questão de rever as suas tabelas salariais, actualizando o vencimento dos seus colaboradores em função da inflação nacional, o que permite que os seus funcionários não percam poder compra. Além do 13º salário, no BCGA há prática de atribuição de incentivos por objectivos atingidos e comparticipação de lucros.

O Banco Caixa Geral Angola conta com 545 trabalhadores, distribuídos entre serviços centrais e agências.

O Estado está presente na estrutura accionista do Banco Caixa Geral Angola, com 25%. Em função do programa em curso de privatização e alienação de participações do Estado, a Direcção do Sindicato reuniu, a 6 de Dezembro último com Presidente da Comissão Executiva que se fez acompanhar pela responsável de Recursos Humanos da instituição, para se inteirar de passos eventualmente em curso. A delegação do Sindicato obteve informações tranquilizadoras, pois que, os 25% a serem alienados, não produzirão impacto no quadro de trabalhadores, uma vez que a Caixa Geral de Depósitos detém posição privilegiada na sociedade, logo, estão salvaguardados os postos de trabalho dos 545 trabalhadores. Aliás, a estratégia do accionista maioritário passa por consolidar a sua posição no mercado angolano e no espaço PALOP.

YETU

No dia 19 de Fevereiro, a delegação do SNEBA, chefiada pelo seu Vice-presidente e coadjuvado pelo Secretário de Finanças e pelos assistentes jurídicos, respectivamente, Sebastião Adão Mendes, Lutério Sebastião e Cláudia Paulo, reuniu com dois membros da Comissão Executiva do Banco Yetu, nomeadamente, o seu Presidente, António André Lopes e pelo Administrador Fernando Vunge. Durante o encontro foram abordados assuntos ligados ao sector bancário, mormente, as regras prudenciais emanadas pelo Banco Central, regas de compliance, saúde financeira do Banco e políticas sociais relativas aos Recursos Humanos da instituição.

O Banco Yetu é uma das mais recentes instituições no mercado, contando com cerca quatro dezenas de trabalhadores e com quatro pontos de atendimento ao público.

Banco Económico

Ainda no dia 19 de Fevereiro, no período de tarde, foi realizado o encontro com membros do Banco Económico. Presidiu ao encontro o Presidente da Comissão Executiva do Banco, Dr. Pedro Cruchinho, tendo contando com a presença de membros da Comissão Executiva e do seu Director Executivo, Salvador Quintas.

Banco Sol

A 20 do mesmo mês, foi a vez do Banco Sol proporcionar o encontro com Direcção do SNEBA. Por impedimento do PCA, liderou o o encontro o Administrador Executivo, Dr. António Manual da Graça, que se fazia acompanhar dos responsáveis pelos pelouros de Recursos Humanos e Departamento Jurídico. Neste encontro, a Administração do Banco Sol manifestou a vontade de ver instalada a estrutura de Base do Sindicato, e pediu maior presença e comunicação dos eventos e das realizações do Sindicato para melhor sensibilização dos trabalhadores do Banco.

Já no final do encontro, o PCA do Banco Sol, Dr. Coutinho Nobre Miguel, fez a questão de, pessoalmente, saudar a delegação do SNEBA, tendo-lhe dirigido algumas palavras de encorajamento e empenho, reafirmando a importância e o valor de ter o Sindicato como parceiro e como inestimável instrumento para o sector.

BANCO VBT ÁFRICA

No período da tarde do dia 20 de Fevereiro, a delegação do Sindicato foi recebida pela Comissão Executiva do Banco VTB Africa, tendo o seu PCE, Dmitriy Andreevitch Sorokin, chefiado o encontro, que contou ainda com a participação da Administradora Arlene de Sousa e pela Directora de Recursos humanos, Fátima de Carvalho. A delegação do SNEBA, dirigida pelo Vice-presidente Filipe Makengo, integrou ainda o Secretario de Finanças e os Assessores Jurídicos do Sindicato, Sebastião Adão Mendes, Luterio Sebastião e Mbiavanga Emanuel.

À semelhança dos encontros anteriores, o Sindicato expressou a sua preocupação pelo momento actual do sector e pelas dificuldades que os bancários estão a sentir.

Com a Administração do Banco VBT África

BAI MICRO FINANÇAS

A 25 de Fevereiro de 2019 o SNEBA reuniu com membros da Comissão Executiva do Banco BAI- Micro Finanças, na pessoa do seu Presidente, Dr. Jorge Manuel da Silva e Almeida, que se fez acompanhar pela Administradora Serafina Marisa Borges de Azevedo Araújo, e pelo Director de Gabinete, Jerry Eden da Costa Massano, em representação da Directora de Recursos Humanos.

Delegação do SNEBA com a Comissão Executiva do Banco BAI – Micro Finanaças

BDA

No dia 27 de Fevereiro de 2019 a Delegação do Sindicato, integrada por três membros, reuniu com a Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola – BDA- tendo o seu Presidente do Conselho de Administração, Dr. Abrahão dos Santos Gourgel, dirigido o encontro. Participaram ainda da reunião o Administrador não Executivo do Banco, quadro sénior da área de Marketing e Comunicação Institucional.

BNI

O Banco de Negócios Internacional – BNI, recebeu a delegação do SNEBA no dia 28 de Fevereiro, na pessoa do seu Presidente da Comissão Executiva, Dr. Sandro Africano. Volvidos alguns minutos, juntou-se à mesma, o seu presidente do Conselho de Administração, o veterano Bancário, Mário Palhares, a par do Director da Direcção do Capital Humano, Dr. João Neto.

SNEBA reunido com o PCA do Banco BNI, Dr. Mário Palhares

O PCA manifestou o desejo de ver o número de sindicalizados aumentar, pois, compreende e percebe a importância e o papel do Sindicato no contexto social do País. Lembrou ainda que fez parte dos quadro que ajudou a reactivar o Sindicato e que se revê nos valores e no espírito do mesmo, razão pela qual entende que os trabalhadores do BNI devem sindicalizar-se, contribuindo assim para o fortalecimento e engrandecimento do Sindicato e para a aproximação deste com os bancários.

Integraram a delegação do SNEBA, o Vice-presidente, o Secretario de Finanças e a Jurista do Sindicato, Cláudia Paulo.

BFA

Ainda no 28 de Fevereiro de 2019 a delegação do SNEBA reuniu com Presidente da Comissão Executiva do BFA, Dr. Jorge Brito Pereira, que se fez acompanhar da Directora de Recursos Humanos, Gladys Dinis.

O BFA é um dos bancos com maior exposição ao crédito malparado o que, fez com que o assunto da reunião girasse em torno da questão da gestão e do cumprimento das regras do Banco Central e outros aspectos funcionais.

O BFA conta com uma estrutura de base do Sindicato, embora carecendo de um espaço físico para o melhor desenvolvimento da acção sindical.

BAI

Dra. Ana Regina Correia Victor

A 13 de Dezembro de 2019, a Direcção do SNEBA reuniu na sede do do Banco Angolano de Investimentos, S. A., que se fez representar pela Secretária da Mesa da Assembleia Geral, Dra. Ana Regina Jacinto da Silva Correia Victor, em representação da administração do mesmo. Do encontro obtiveram-se várias informações animadoras, pois, a presença do Estado através da Sonangol Holdings, na ordem de 8,5%, na eventual alienação desta participação, não coloca em causa os postos de trabalhos existentes na instituição.