Blog

SNEBA APRESENTA PROJECTO SAMBA AO BANCO SOL

13:21 14 Junho em Actividade Sindical
0

O Sindicato Nacional de Empregados Bancários (SNEBA) foi recebido no pretérito dia 13/06/2022 na sede do Banco Sol pelo Presidente da Comissão Executiva, Dr. Teodoro da Paixão Franco Júnior, que se fez acompanhar do Director de Recursos Humanos, Dr. José Bento. O encontro visou a apresentação do Projecto de Serviços de Assistência Médica dos Bancários de Angola (SAMBA) a administração deste banco.

Da parte do sindicato marcaram presença o Presidente do SNEBA, Dr. Filipe Makengo, que se fez acompanhar pelo Secretario de Informação e Comunicação, Dr. Rui Guimarães.

O companheiro Filipe Makengo começou por explicar a natureza do projecto aos representantes do Banco Sol, tendo na sua exposição discorrido sobre os enormes custos financeiros que anualmente os bancos têm de suportar devido a problemas de saúde que afectam os seus trabalhadores. Um problema a que o Projecto SAMBA pretende dar resposta, reduzindo significativamente (espera-se) os custos suportados pelos bancos.

Entre os vários tópicos abordados, o Modelo de Gestão do Projecto SAMBA mereceu uma atenção redobrada, para que se pudesse perceber a sustentabilidade desta iniciativa. O Presidente da Comissão Executiva do Banco Sol, Dr. Paixão Júnior, começou por agradecer a iniciativa, tendo reconhecido que o serviço proposto faz, efectivamente, falta à classe bancária. Contudo, recomenda que o mesmo seja extensivo ao maior número de pessoas possível, para que o retorno do investimento se faça no menor espaço de tempo. Aconselhou igualmente a que o SNEBA proporcione a inclusão da ABANC no processo de negociação, para que as instituições financeiras bancárias se revejam nesta iniciativa.

Reunião entre o SNEBA e o Banco Sol, na pessoa do seu Presidente da Comissão Executiva, Dr. Teodoro da Paixão Franco Júnior

Tendo em conta o valor elevado do investimento proposto, cerca de 3 milhões de Euros, o Presidente Paixão Júnior sugeriu que, caso se conseguisse envolver todos os bancos a operar em Angola com uma comparticipação de 100.000 USD, já se poderia abater imenso do valor do empréstimo.

Para além do Projecto SAMBA, o tema da fraca adesão dos trabalhadores bancários ao SNEBA foi igualmente trazido à reunião. “As estruturas sindicais em Angola têm feito cada vez menos desde o período colonial” e por tudo aquilo que tem vislumbrado na sua instituição, Paixão Júnior, justifica o facto dos trabalhadores bancários apenas continuam associados ao SNEBA por causa do protocolo existente com o SAMS.

Após ouvir atentamente estas justificações, Filipe Makengo respondeu às inquietações apresentadas pelo seu homologo, afirmando que os fracos hábitos de leitura dos nossos bancários têm impedido que estes tirem partidos dos protocolos comerciais que o SNEBA estabeleceu com várias instituições, através dos quais os trabalhadores bancários e os seus familiares podem beneficiar de descontos comerciais que vão dos 10% aos 25% numa vasta gama de ofertas. Segundo Filipe Makengo, “a juventude de hoje é imediatista gosta de instantaneidade, e não se esforça para saber sobre os seus direitos e deveres”.

Na parte final do encontro o Presidente da Comissão Executiva do Banco Sol, Dr. Teodoro da Paixão Franco Júnior, manifestou o seu interesse e intenção de se filiar ao SNEBA, pois acredita no trabalho social que a nossa organização tem desenvolvido em prol da classe, de Cabinda ao Cunene do mar ao Leste.