Blog

SNEBA marca presença no 5º Congresso da CONTRAF/CUT

15:07 03 Julho em Actividade Sindical
0

O SNEBA esteve presente no 5 Congresso Nacional da CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES DO RAMO FINANCEIRO (CONTRAF), que se realizou nos dias 6 a 8 de Abril do corrente ano, no Wyndhan Garden Convention Norte, em São Paulo.

O Sindicato angolano fez-se representar através de uma delegação composta por três membros da Direção, nomeadamente, Filipe Makengo Segundo, André Sequeira Lopes e Sebastião André Dombaxe.

O 5º Congresso Nacional da CONTRAF/CUT realizou-se sob o lema ” DEFESA DA DEMOCRACIA, DA SOBERANIA NACIONAL E DOS DIREITOS ”

Dentro pontos agendados, destaca-se o seguinte ;

Alteração dos estatutos, eleição da nova direcção executiva, do conselho fiscal e do Conselho Directivo. Também foi definido  uma nova linha política e organizativa da CONTRAF.

Com a lista única apresentada ao 5 Congresso Nacional da CONTRAF foi eleita por consenso a antiga Presidenta do Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e Região e Vice-Presidenta da CONTRAF, Juvandia Moreira Leite, Presidenta da CONTRAF/CUT, para dirigir os destinos da organização que integra na direção executiva, 17 membros, dos se destaca, Vinicius de Assunção Silva (do Estado do Rio de Janeiro) – vice-Presidente e o Gustavo Tabatinga Júnior(do Estado de Ceara)- Secretário geral. Para o antigo presidente da Contraf, Roberto António Von Der Osten (do Estado de Curitiba), foi-lhe confiado a Secretaria de Relações Internacionais, em substituição do Mário Luís Raia,  que passa a ocupar a Secretaria de assuntos socio-económicos da CONTRAF.

À margem do Congresso, a delegação do SNEBA, manteve encontros com a delegação da UNI  ÁFRICA e da UNI FINANÇAS, que se encontrava naquele estado, num encontro internacional da UNI FINANÇAS , dentre os quais,  o Presidente da UNI FINANÇAS, Noomen Gharbi(da Tunísia, com representante da UNI ÁFRICA, o sul africano, Sandi Mtsmemla. Participaram também do encontro os companheiros Mário Raia, nas vestes do Coordenador do Fórum de Sindicatos do Sector Financeiro da CPLP e Ramiro Simbe, Secretário geral do sindicato Nacional dos empregados bancários (SNEB) de Moçambique.

Durante o encontro foram abordados vários assuntos ligados à organização e à forma de actuação da UNI ÁFRICA e UNI FINANÇAS África.

Visando o reforço das relações de cooperação entre os sindicatos dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, bem como com a CONTRAF, as delegações do SNEBA e do SNEB, mantiveram encontros com as presidentas da CONTRAF e do Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira Leite e Ivone Silva, nas instalações da Contraf.

A formação de sindicalistas dos países africanos de língua portuguesa foi o tema central do encontro, tendo em atenção os avanços significativos dos sindicalistas do Brasil, pois, com apoio dos companheiros do Brasil, os sindicatos do espaço lusófono tem muito a ganhar e aprender.

Ficou a promessa de trocas de informações entre as organizações, com o intuito de serem definidos objetivos específicos para elaboração de programas e ações de formação e de superação dos dirigentes sindicais. Também foi vista a possibilidade da Universidade 28 de Agosto (afecta ao Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e Região), receber bolseiros ou seja, sindicalistas africanos da língua portuguesa, para cursos de pós-graduação nas especialidades de Organização administrativa e direito do trabalho.

As delegações comprometeram-se trabalhar com vista ao aprofundamento das relações e premissas para a implementação prática das acções.