Blog

SNEBA NO 5º CONGRESSO MUNDIAL DA UNI GLOBAL UNION-LIVERPOOL

19:22 03 Julho em Actividade Sindical
0

Uma delegação do SNEBA composta por três membros da direção, Filipe Makengo Segundo, Sebastião André Dombaxe e Bernarda Pedro Cândido, participou, de 15 a 20 de Junho, no 5º Congresso da UNI GLOBAL UNION.

Realizado sob lema”MAKING IT HAPPEN” (“FAZENDO ACONTECER”),contou com um programa vasto de temas:

Plano estratégico de quebrar as barreiras 2018-2022;

Sindicatos para uma economia global sustentável;

UNI Juventude — União e o futuro mundo do trabalho;

UNI Mulheres — trabalhando por um Mundo de Paz, Democracia e Direitos Humanos.

Os participantes ao 5º Congresso da UNI GLOBAL UNION emitiram uma moção de condenação ao Governo Britânico, por este ter recusado vistos de entrada a muitos sindicalistas, com destaque para a presidente da UNI ÁFRICA.

 

Delegados do SNEBA

Também foram lidas várias moções de reconhecimento pelo desempenho do agora cessante Secretário-geral da UNI GLOBAL UNION, Philip Jennings, que depois de 36 anos deixou lugar a Christy Hoffman, eleita unanimemente pelos congressistas.

Os sindicalistas presentes ao Congresso repudiaram ainda a prisão do Lula da Silva e exigiram a sua libertação imediata.

 

Da esquerda para a direita.: Sebastião André Dombaxe, Christy Hoffman- SG da UNI GLOBAL UNION, Presidente da Mulher da UNI GLOBAL UNION (Da África do Sul ) e SG/adjunta da UNI GLOBAL UNION.

Convidados de renome marcaram presença no evento, como o Reverendo afro-americano, William Barber, que com uma intervenção demorada e emocionante, comoveu muitos dos presentes. Personagens de sempre como Mandela ou simplesmente Madiba, Lula da Silva e tantos outros, foram muitas vezes referenciadas.

Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil , foi a última convidada a tomar palavra, tendo direcionado a intervenção sobre o momento actual que o povo brasileiro vive.

Como ponto culminante do 5 Congresso foi feita a apresentação da nova direcção da UNI GLOBAL UNION.