Blog

SNEBA PRESENTE NO 5º FÓRUM DOS SINDICATOS DO SECTOR FINANCEIRO DA CPLP

23:06 29 Julho em Actividade Sindical
0

Terminou o 5 fórum de Sindicatos do sector financeiro da CPLP UNI Finanças que decorreu no auditório Aníbal Borges, na cidade de Praia – Cabo Verde, de 27 a 28 do corrente mês.

Filipe Makengo durante a participação do 5º Fórum dos Sindicatos do Sector Financeiro da CPLP realizado na Cidade da Praia, Cabo Verde

Participaram do fórum Sindicatos de Angola (SNEBA), Brasi (CONTRAF-CUT), Cabo Verde – como anfitrião – (STIF), Moçambique (SNEB), Portugal (SBC e SBN) e o Sindicato de São Tomé e Príncipe -STBPSTP.

As delegações dos Sindicatos foram chefiadas pelos respectivos presidentes ou secretário gerais, à excepção dos sindicatos dos bancários do centro e do norte (Portugal) e da C0NTRAF-CUT (Brasil), que tiveram sua participação por representação. A CONTRAF-CUT, por inércia de papeis, foi representada pela companheira Rita Berlofa, presidente da UNI Finanças Mundial. A Secretária Internacional da Cooperação, representou a CONTRAF-CUT do Brasil.

Cumprindo o princípio de igualdade defendida pela UNI GLOBAL, as delegações, com excepção de São Tomé e Príncipe, estavam constituídas por dois participantes, uma mulher e um homem.Dos Sindicatos membros, dois participaram por vídeo conferência, CONTRAF-CUT e SBC.

O 5º Fórum teve diversas temáticas, como o impacto financeiro e psicológico da Covid-19 no sector financeiro , aspectos positivos e negativos do teletrabalho, entre outros. O tema “Mobilidade dos Dirigentes Sindicais no espaço CPLP” também foi objecto de reflexão durante os debates.

A cooperação e solidariedade entre os sindicatos e a promoção de acções de formação para os Dirigentes Sindicais, mereceram análise dos participantes do 5º Fórum. O presidente do STIF, companheiro Manuel Gonçalves Varela, dirigiu as palavras de boas vindas aos participantes. Coube à missão de dirigir o acto de abertura dos trabalho, o Secretario geral cessante da UNTC- CS, Júlio Ascensão Silva.
O presidente da mesa do conselho geral/Assembleia geral, Octávio Melo, encerrou o evento. António Fonseca, do Mais Sindicato , foi o porta-voz do fórum.

Depois dos trabalhos, foi feita a passagem de testemunho ao SNEB- Moçambique que vai presidir a organização durante 2 anos, tendo como coadjutor Portugal.
Do programa elaborado, constavam visitas a pontos históricos existentes da Ilha de Santiago, como o Museu do Campo de concentração do Tarrafal de Santiago (actual monumento nacional de Cabo Verde) e uma visita à emblemática Cidade Velha, património mundial da humanidade pela UNESCO.