Blog

SNEBA reforça cooperação com sindicatos portugueses do sector

11:25 19 Dezembro em Actividade Sindical
0

No quadro do reforço de cooperação entre o SNEBA e os Sindicatos portugueses do ramo, uma delegação chefiada pelo Presidente da Direcção em exercício, Filipe Makengo, integrada pelo Secretário para Organização e suporte administrativo, senhor Manuel João e pelo Advogado assistente do SNEBA, Dr. Mbiavanga Rogério Emanuel, Manteve encontros com as direcções de três, de 17 a 25 de Novembro do corrente.

No dia 19 de Novembro , reuniu com Dr. António Amaral, Vice-Presidenta da Direcção do Sindicato Nacional dos quadros e técnicos bancários, na sua sede. Durante o encontro foram abordados assuntos de interesse comum. As duas direcções propuseram-se estabelecer um protocolo de cooperação, com vista à aproximação dos dois sindicatos. A Direcção do SNEBA, ficou de enviar o projecto de protocolo de cooperação.

Encontro com vice-Presidente do sindicato Nacional dos quadros e técnicos bancários-Lisboa.

No 20 de Novembro, a delegação manteve encontro com Presidente do Sindicato dos bancários do Sul e Ilhas e do Conselho de Gerência dos SAMS , Dr. Rui Fernando Mendes Riso, na sua Sede, na Avenida Defensores das Chaves, Lisboa. O encontro visou passar em revista o protocolo dos SAMS, tendo em atenção a afluência de muitos filiados do SNEBA, que procuram cuidados médicos naquele estabelecimento clínico. Obviamente, que daqui e acolá, surgem sempre informações desencontradas. Neste aspecto admitiu-se ser normal no atendimento haver maus entendidos e daí, as interpretações divergentes. 

Contudo, as duas direcções, comprometeram-se ,desencadear acções de esclarecimentos e de sensibilização dos filiados que procuram os serviços dos SAMS, paciência e atitudes cordatas. Da mesma sorte que a Direcção dos SAMS, reconheceu a necessidade de sensibilizar os funcionários destes serviços.

Nos dias, 21 a 24 de Novembro, a delegação manteve encontros com Direcção do Sindicato dos Bancários do Norte- SBN, na sua sede, na cidade do Porto. Durante a estadia na cidade do Porto, a delegação teve a oportunidade de manter encontros responsáveis dos vários pelouros do sindicato. Manteve encontro com a equipes de advogados, da imprensa, com técnico ligdo ao equipamento hospitalar, visitou as instalações onde funcionam os SAMS. Visitou o Hotel Sênior, denominado, “Pinheiro Manco”, que hospeda pessoas da terceira idade, bancários reformados e particulares que ai acorre para passar os seus últimos dias de vida com dignidade. Visto que, este serviço comporta de equipa de técnicos das áreas de saúde e serviços sociais, que se dedica ao cuidado permanente das mesmas pessoas.

No dia 23 de Novembro, a delegação foi recebida pelos membros dos órgãos sociais do sindicato, na sala de reuniões. Durante o encontro foi, enaltecida a cooperação entre o SNEBA e o SBN. Os presidentes da Direcção e da Mesa da Assembleia Geral do SBN, manifestaram a necessidade de apoiar a Direcção do SNEBA, no que estiver ao seu alcance. Facto que mereceu os agradecimentos por da Delegação do SNEBA.