Blog

SNEBA reune com ABANC para análise do sector bancário

15:08 26 Janeiro em Actividade Sindical
0

A pedido da direcção do SNEBA,  teve lugar no passado dia 24 de Janeiro de 2023. na sede da ABANC  um encontro de trabalho que juntou as direcções das duas associações representativas da classe trabalhadora e dos empregadores.

O SNEBA esteve representado pelo Presidente da Direcção, que se fez acompanhado do Secretário de Finanças e do Advogado Assistente da Direcção, nomeadamente  os companheiros Filipe Makengo,  Domingos da Silva e Lutério Sebastião. Por parte da ABANC, encabeçou a delegação o Dr. Mário do Nascimento – Presidente da Direcção.

Dois pontos assumiram os temas do encontro, a saber: informação sobre o estado actual do sector bancário e a proposta do Acordo Colectivo de Trabalho ( ACT).

Sobre o  sector bancário, estiveram em análise várias matérias, substancialmente,  o atendimento ao público, as regras prudenciais do BNA, formação dos trabalhadores do sector, aspectos sobre a ética a, deontologia profissional e o sigilo profissional, capacitação técnica de trabalhadores para as áreas do crédito, sobretudo do crédito habitação, agrícola, industrial e outros, cuja complexidade exige quadros tecnicamente preparados. 

As duas delegações debruçaram- se ainda sobre a actual situação do IFBA. Entendem que se trata de um património da classe e do sector bancário que merece ser repensado com seriedade, uma vez que já foi Centro de Instrução de muitos bancários que, actualmente, ocupam posições de relevo no sector. 

Relativamente a proposta do Acordo Colectivo de Trabalho (ACT), as duas delegações coincidem no pensamento que há, ainda, muito trabalho por se fazer, tal como sublinhou o Presidente da ABANC. Entretanto,  para melhor congregar a Banca comercial que se tem demonstrado um pouco reticente, deve ser feito um trabalho de sensibilização e esclarecimento sobre os “pontos cinzentos“, de forma a que todos os  parceiros compreendam cabalmente o interesse e a importância do Acordo Colectivo para o sector. O Presidente da ABANC  aponta o final do mês de Fevereiro como provável para a formação e apresentação da equipa negocial do documento.

As duas direcções também avaliaram a possibilidade de promoção de acções de formação por via de seminários e palestras, destinados para os trabalhadores do sector, com vista à superação e actualização de conhecimentos. Neste quesito, o SNEBA, ficou de apresentar oportunamente à direcção da ABANC uma proposta de acções de formação para avaliação dos conteúdos.