Blog

SNEBA REUNE COM ACCESS BANK ANGOLA

16:23 20 Setembro em Actividade Sindical
0

O Sindicato Nacional dos Empregados Bancários (SNEBA) reuniu no passado dia 09/07/2024 com representantes do Access Bank Angola.  Marcaram presença no encontro a Directora de Recursos Humanos, Dr.ª Liliana dos Santos, e o CEO/PCE do Banco, Dr. Rui Pereira. 

O Access Bank Angola faz parte do Grupo Access Bank Angola, um banco comercial multinacional com sede na Nigéria. Está presente em 3 continentes, 21 países e serve actualmente mais de 60 milhões de clientes. Emprega mais de 28 mil colaboradores nas suas operações em África e Europa, e tem escritórios de representatividade na China, Líbano, Índia e Emirados Árabes Unidos.

Segundo, Rui Pereia Angola é um mercado bastante apelativo para Grupo Access Bank. Em termos estratégicos tem bastante potencial e nos próximos 3 a 4 anos o grupo financeiro pretende investir significativamente no nosso país. Irá aproveitar a experiência que já detém de outros mercados e aplicá-la a nível nacional, investindo não só em tecnologia como também em Mass Marketing. 

Entres os sectores em que pretende investir da preferência a área social, onde deseja apostar no empreendedorismo feminino e desenvolver produtos específicos para a juventude. Actualmente tem apoiado o Ministério da Finanças no desenvolvimento de projectos estruturantes no Namibe. 

Com um universo de 270 trabalhadores, o banco tem vindo a apostar em formações em inglês, uma vez que a comunicação no grupo se faz nesse idioma. 

Relativamente aos benefícios existentes neste momento para os trabalhadores, Liliana dos Santos, comunicou-nos que estes incluem um seguro de saúde, subsídio de nascimento, subsídio de casamento, transporte colectivo, subsídio de cabaz e apoio para a formação.  

Durante o encontro, Filipe Makengo aproveitou para informar os representantes do banco sobre a importância dos seus trabalhadores estarem sindicalizados, sobre a relevância de a classe bancária adoptar um Acordo Colectivo de Trabalho, assim como sobre os serviços jurídicos colocados à disposição dos filiados pelo SNEBA, tendo igualmente recomendado a criação de um Fundo de Pensões para os trabalhadores do Access Bank Angola.