Blog

SNEBA troca experiências e formação sindical com a Contraf-CUT (Brasil)

11:56 24 Janeiro em Actividade Sindical
0

No quadro de parceria que liga o SNEBA, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Regiões e a Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Contraf-CUT (Brasil), uma delegação do SNEBA chefiada pelo Presidente da Direcção, Filipe Makengo, e composta ainda por Rui Murthala, Pavelucho Irmão, Alberto Sangulo e Lutério Sebastião, esteve presente, de 4 a 12 de Setembro de 2019, em São Paulo, Brasil, para uma visita de trabalho, de troca de experiencias e de formação sindical.

Nos dias 5 e 6 participaram, na Escola de Ciências do Trabalho DIEESE, de uma acção de formação sob a temática OIT e Sindicalismo. A Delegação participou ainda, na sede da CONTRAF, duma plenária sobre a estrutura de negociações dos bancários do Brasil.

À margem destas acções de formação, os sindicalistas do SNEBA foram ainda recebidos pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores – CUT – com quem trocaram informações sobre o movimento sindical no espaço da CPLP, com particular destaque para o Brasil e Angola.

Na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo assistiram a várias apresentações de índole sindical, encabeçadas pela secretária de comunicação, Marta Soares, formadora sindical, Erica Oliveira, formador académico, Prof. Moisés Marques e de formação de base, Marcelo Alves.

A delegação reuniu com a Direcção da CONTRAF, durante a qual, trocaram informações de interesse comum no quadro da Rede de Sindicatos do Sector Financeiro da CPLP, sobretudo na vertente formação. Mantiveram ainda encontros com Sindicalistas do Banco Central do Brasil.

Os Sindicalistas do SNEBA que integraram a delegação regressaram ao País com uma visão e uma perspectiva mais abrangente sobre a forma de encarar a actividade sindical. Esta viagem permitiu constatar o nível de organização, participação e de capacidade dos Sindicalistas Brasileiros do sector financeiro.

Em plena Acção de Formação Sindical