Blog

41º ANIVERSÁRIO DO 14 DE AGOSTO

11:25 11 Agosto em Actividade Sindical
0 Comments
0

logo_sneba_Smal

SECRETARIADO EXECUTIVO NACIONAL DO SNEBA

 DECLARAÇÃO ALUSIVA AO 41º ANIVERSÁRIO DO 14 DE AGOSTO TOMADA DA BANCA

 

É com muito orgulho que os Bancários e os angolanos em geral, assinalam os 41 anos da Tomada da Banca num ambiente de paz e tranquilidade, feito histórico desencadeado pelos bravos quadros, que na altura não mediram esforços para enfrentar a máquina colonial opressora e dominante, para assumir os destinos da Banca e coloca-la ao Serviço da Economia Nacional e do Povo Angolano.

Porém, o mesmo já não sucede no campo económico – financeiro, uma vez que o país atravessa um momento de crise extremamente difícil, derivada da queda do preço do barril de petróleo no mercado internacional e a sua incidência no tecido económico nacional, por se tratar do principal produto de exportação e fonte geradora de divisas para o País.

Com a escassez de divisas, o Sector Bancário depara-se com a redução galopante de liquidez, tornando-o impotente, face as necessidades incessantes do mercado interno.

O Secretariado Executivo Nacional, consciente das suas responsabilidades, de representante dos Bancários e parceiro da ABANC e do BNA, ao longo dos anos, não tem poupado esforços na busca de soluções viáveis conducentes a melhoria de condições de vida e de trabalho dos bancários.

A assinatura do primeiro Acordo Colectivo de Trabalho – ACT, a 14 de Agosto de 2003, marca a Historia do SNEBA, principal força aglutinadora da classe bancária e dos bancários, na defesa dos interesses económicos, sociais, com a saúde, dignidade e emprego.

Apesar da sua longevidade, o ACT ainda em vigor, continua ser referência e base implementação de políticas de gestão dos Recursos Humanos. Pois, seus princípios constituem referência histórica para o sector bancário, face a inflação e a variação do IPC.

O Secretariado Executivo Nacional entende que o ACT rubricado em 2003, já se acha bastante desfasado no tempo e da realidade em muitos dos aspectos e matérias, que requerem os devidos ajustamentos à conjuntura actual.

A discussão do projecto de Acordo Colectivo de Trabalho para o Sector Bancário, é um imperativo do SNEBA, pelo que apela mais uma vez que a sua assinatura se concretize o mais rápido possível. A luta por um qualificador de funções, a uniformização de postos de trabalho e de categorias ocupacionais, com remuneração adequada, no Sector Bancário, é uma necessidade urgente.

Ao nível do Sector Bancário, o Secretariado Executivo Nacional tem acompanhado o aumento significativo do número de bancos e trabalhadores, ultrapassando de longe o número de bancos que existiu no período da Administração Portuguesa, que se situou até Abril de 1974, em 7 bancos e 3 instituições de crédito.

Comparativamente ao período, pós independência, 1976 à1990 e 1991 à 2015, o sistema regista mais de 20 Bancos, cerca de 70 Casas de Câmbios, mais de 10 Seguradoras e outras instituições de crédito.

Assim, por esta ocasião o Secretariado Executivo Nacional, reelembra e presta uma singela homenagem aos protagonistas e patriotas do memorável dia – 14 de Agosto de 1975.

Com o espírito do 14 de Agosto de 1975, o Secretariado Executivo Nacional exorta os seus filiados e não só, todos os Bancários, a pugnar por uma conduta cívica, digna, responsável, de princípios éticos, deontológicos e de uma cultura bancária exemplar.

O 14 de Agosto constitui o alicerce da Banca Nacional, que hoje vai patenteando um nível de desenvolvimento invejável no Mundo e na África Subsaariana, ocupando posições cimeiras no Ranking da Banca Africana, o que demonstra a determinação e abnegação dos angolanos na defesa dos seus interesses sócio – económico – politico.

Com Bravura e espírito do 14 de Agosto, a Banca Nacional dentre os vários sectores de prestação de serviços do País a que mais cresce, quer em expansão e empregabilidade para juventude.

Distintos Parceiros, os resultados que o Sector Bancário regista, resulta do grau de generosidade, sacrifício, disciplina, dedicação, zelo, espírito patriótico e nacionalista dos seus trabalhadores, que mesmo em condições adversas têm conseguido concretizar e/o alcançar os objectivos traçados pelas instituições.

Imbuído e animado pelo espírito do 14 de Agosto, o Secretariado Executivo Nacional como garante e defensor dos interesses da classe Bancária, continuará defender à melhoria de condições sociais, económicas, estabilidade, segurança dos postos de trabalhos, para garantia do bem-estar dos trabalhadores e dos seus dependentes.

Foi com muito agrado que o Secretariado Executivo Nacional acompanhou os processos de liquidação do BESA, a criação do Banco Económico e capitalização deste pelo Executivo angolano, com a manutenção dos postos de trabalho.

Ao contrário, o mesmo parece não suceder com a fusão dos Bancos, Atlântico e o Millenium, pese embora a validação do processo pelo Governo de Angola e pelo Banco Central, pois este processo que resultou na criação do Banco Millenium Atlântico, S. A., prevê sacrificar cerca de 600 trabalhadores, segundo informações obtidas de fontes seguras. Ao que apelamos a sensibilidade dos dirigentes da nova instituição ora criada, em ponderar da melhor forma, visando acautelar os respectivos postos de trabalho, sob a supervisão do BNA.

O Secretariado Executivo Nacional alerta o Executivo Angolano, garante dos direitos dos angolanos e ao BNA, na qualidade de supervisor do sistema financeiro angolano, que processos da mesma índole sejam minuciosamente monitorados, de modos a acautelar possíveis despedimentos com critérios subjectivos.

O Secretariado Executivo Nacional, lança um veemente apelo especial aos serviços de Recursos Humanos, para que abdiquem das práticas contrárias a Lei Geral e Trabalho Angolana e das Convenções da OIT, relativamente a todo o tipo de descriminação.

O Secretariado Executivo Nacional acompanha atentamente o desempenho da Banca Nacional, que se revela cada vez mais condicionado à conjuntura Internacional.

A retracção das operações de concessão do crédito à economia e as famílias, uma das principais funções da Banca, reduz sobremaneira a capacidade dos bancos em manter os níveis de liquidez verificadas antes de Junho de 2014. Sem conceder créditos, vender e comprar moeda externa, enfraquece a capacidade de liquidez dos bancos.

A dignidade, o bom nome, a defesa, e respeito os valores do trabalhadores bancários, é e serão sempre a divisa do SNEBA.

Distintos Parceiros, filiados e Bancários em especial, a oficialização e determinante institucionalização do 14 de Agosto como Dia do Trabalhador Bancário em Angola, é uma das metas do Secretariado Executivo Nacional a empreender juntos da classe bancária e dos órgãos de soberania para que esta data seja assinalada oficialmente, a semelhança dos dias: do Enfermeiro, do Educador, do Mineiro, etc., etc.

A saúde como primado de vida, continua a ser preocupação do Secretariado Executivo Nacional. Consciente que os esforços financeiros que os bancos fazem, em prol da saúde dos seus trabalhadores, são assinaláveis, mas não deixa de ser inquietante o facto de se assistir práticas de exclusão de membros do agregado familiar no sistema de assistência médica e medicamentosa.

Diante do condicionalismo de exclusão, o Secretariado Executivo Nacional do, continuará a diligenciar no sentido de num futuro próximo, os Bancários poderem contar com um serviço complementar de saúde, por razões óbvias, o Secretariado Executivo Nacional, apela a sensibilidades dos Parceiros de modos que, em conjunto se ensaiem passos para a edificação de uma clínica do Bancário em Angola.

O Secretariado Executivo Nacional apela às Administrações da Banca Comercial no sentido de proporcionar recursos que possibilitem o aumento do nível de conhecimentos profissionais dos trabalhadores.

Outrossim, é com bastante preocupação que o Secretariado Executivo Nacional tem vindo a acompanhar a onda de assaltos às agências bancárias e carros de transportes de valores, e muitas vezes saldando-se em perdas humanas. Assim, o Secretariado Executivo Nacional faz um veemente apelo e exorta o Banco Central nas vestes de autoridade cambial e regulador do sistema financeiro e a Associação Angolana de Bancos – ABANC, no sentido de persuadir as Administrações da Banca Comercial, para um esforço financeiro no apetrechamento da rede de agências com portas blindadas e vidros à prova de balas, bem como de outros dispositivos de protecção, que garantam a integridade física dos trabalhadores.

O Secretariado Executivo Nacional lamenta e rende homenagem aos bancários que em pleno exercício das suas funções perderam a vida. Aos familiares que viram partir prematuramente os seus entes – queridos, apresenta os sentimentos de pesar.

A palavra ética, apesar de não ser nova, ou estar na moda, tem sido repetidas vezes utilizada em muitas ocasiões, por entidades da supervisão e por líderes de opinião, quando se referem ao sector bancário.

Agora, hoje e sempre, o Secretariado Executivo Nacional mais uma vez reforça o apelo aos bancários para que aliem a sua acção e conduta aos princípios da ética, urbanidade, honestidade e no respeito pelos bens de outrem para manutenção do bom nome da classe, de que tanto nos orgulhamos pertencer.

Com diálogo permanente e contínuo, contribuamos para a solução dos problemas, e engrandecendo Angola.

Por uma classe bancária mais competente, venceremos os desafios da modernização do sector financeiro, rumo ao desenvolvimento de Angola.

O SNEBA como membro filiado da UNTA – Confederação Sindical, da UNI-GLOBAL UNION – Sindicato Mundial que representa cerca de 2 milhões de trabalhadores da área de serviços, da UNI ÁFRICA e do Fórum de Sindicatos do sector financeiro da CPLP, continuará a ser a esperança dos Bancários na defesa dos seus direitos e na denúncia e combate de todo o tipo de descriminação.

Finalmente, o Secretariado Executivo Nacional formula à todos os Bancários no activo, na reforma e aos Protagonistas da Acção do 14 de Agosto de 1975, felicidades e votos de muita saúde.

 

Viva 41º Aniversario da Tomada da Banca!

Viva o 14 de Agosto – Dia do Trabalhador Bancário!

Viva O SNEBA!

SNEBA- O VALOR DE UNIÃO!

O SECRETARIADO EXECUTIVO NACIONAL

Luanda, 14 de Agosto de 2016

No Comments

Post a Comment