Blog

SNEBA reune com Governador do BNA

12:32 17 Março em Actividade Sindical
0 Comments
0

Na sequência dos encontros que a Direcção do SNEBA tendo vindo a realizar com seus parceiros do sector financeiro, ocorreu ontem, dia 16 de Março,  o encontro com o Senhor Governador do BNA, Dr. Valter Filipe Duarte da Silva. Do encontro fez ainda parte o Administrador para o pelouro dos Recursos Humanos, Engº. Gilberto Moisés Moma Capeçao.  A delegação do SNEBA, chefiada pelo vice-presidente, integrou o Secretario para Relações Sindicais e Sociais, Companheiro Sebastião André Dombaxi, a primeira-secretária da Secção Sindical do BCI e Coordenadora Nacional da Mulher Sindicalizada, Companheira Bernarda Pedro Cândido, o segundo-secretário da Secção Sindical do BNA, Companheiro Rui Murthala de Carvalho Guimarães e pela técnica dos serviços de Contabilidade e Finanças do Sindicato Lemba Armando.

O encontro visou, sobretudo, apresentar os cumprimentos de boas-vindas  ao novo elenco do Governo do BNA, como é norma quando se verifica mudanças do Governo do Banco Central. Passou-se em revista a  situação do sector financeiro nacional, bem como da conjuntura macro-económica interna e externa do país. O estado actual da banca angolana, face aos olhares do mundo externo, também mereceu uma atenção durante o encontro. A situação social dos trabalhadores do BNA foi, igualmente, objecto de analise, quer nas vertentes salarial, de assistência medica e medicamentosa, ms também ao nível da formação profissional entre outras. Nestes aspectos, a direcção do SNEBA recebeu com agrado informações bastantes animadoras do Governo do BNA que, tal como foi dito, “o homem no centro de todas as atenções pois é o elemento incondicional e indispensável na persecução de qualquer acção“.

Também foi feita uma análise do actual Acordo Colectivo de Trabalho do sector Bancário  “ACT” , tendo-se concluído que o mesmo deve ser actualizado rapidamente, pois já se mostra bastante desajustado face ao actual contexto do sector Bancário. Também se abordou a pertinência de, rapidamente, se trabalhar em dois documentos importantes para o sector bancário, nomeadamente: o qualificador de funções de um Código Ético e Deontológico para o sector bancário e no quadro do ACT, a adpção de uma tabela salarial uniformizada, evitando disparidades tais como as que que se estão, actualmente, a registar ao nível de algumas instituições. Para o efeito, equipas de trabalho integradas por elementos a indicar pelo Governo do BNA, do ABANC e do SNEBA, serão, a breve prazo, constituídas. A Direcção do SNEBA, entende que estes projectos devem ter a intervenção directa e supervisão do Governo do BNA, como regulador do sistema financeiro nacional.

O sonho da edificação de uma clínica para o sector bancário também mereceu reflexão durante o encontro. Contudo,  mais detalhes serão abordados nos próximos encontros entre os dois parceiros e, quiçá, nos próximos encontros já possamos contar com a inclusão da ABANC, como representante da banca comercial.

No Comments

Post a Comment