DECLARAÇÃO DO SECRETARIADO EXECUTIVO NACIONAL SOBRE O 22˚ ANIVESÁRIO DO SNEBA

15:49 05 Junho em Comunicados
0

O Secretariado Executivo Nacional (SEN), saúda com regozijo e efusivamente todos os Bancários no activo e na reforma e rende singela homenagem a todos aqueles, sindicalizados e não sindicalizados, pela sua entrega e abnegação ao serviço do sector bancário nacional.

O Secretariado Executivo Nacional recorda que o 22º aniversário é assinalado no contexto de algumas dificuldades da economia nacional, fortemente dependente das receitas petrolíferas e, como tal, exposta a choques externos. A escassez de divisas, consequência da redução dos fluxos financeiros provenientes das exportações petrolíferas, reduziu o volume das importações e afectou a aquisição de matérias-primas, o que levou a dificuldades no funcionamento da economia dependente do exterior em termos de bens e serviços.

Face a esta situação, os bancários e seus dependentes são levados a enfrentar o alto dos preços dos produtos básicos, bens e serviços, volúveis à flutuação do mercado e, por consequência, à perda do poder aquisitivo, bem como à depreciação da moeda nacional, o Kwanza, face ao dólar americano e o euro.

Por outro lado, o Secretariado Executivo Nacional acompanha as cíclicas mutações no sector bancário nacional, sobretudo no que tange ao desempenho da banca no seu todo, apesar do substancial crescimento do número de Instituições Bancárias e de Créditos a operar no mercado, comparativamente aos primeiros dez anos da existência do SNEBA.

O volume do crédito mal-parado também inquieta a direcção do Sindicato pois, não se espera voltar aos tempos da extinta CAP, razão pelo que se apela às administrações dos Bancos em causa mecanismos capazes de efectivar a recuperação dos montantes colocados à disposição dos clientes, que por motivos diversos, não têm vindo a honrar com os compromissos assumidos com a banca.

Também é do conhecimento do SNEBA que estão em curso processos de reestruturação e fusões de bancos. Pelo facto, a Direcção do Sindicato apela aos interventores nestes projectos para que não apontem tão simplesmente as baterias aos recursos humanos, ao invés de procedimentos e processos de trabalho, sob pena de contribuírem para o aumento do exército de desempregados no país.

Ao longo destes 22 anos, o SNEBA tem pautado a sua acção pelos princípios de um sindicalismo moderno, privilegiando a parceria e diálogo permanente e de não imiscuição na gestão quotidiana das instituições, em absoluto obediência a LGT e Lei Sindical.

Entretanto, apesar do apelo do Chefe de Estado no seu discurso proferido na cerimónia de sua investidura como Presidente de República, que enfatizou a necessidade do diálogo entre empregadores e os sindicatos. Com muita tristeza a Direcção do Sindicato repudia veementemente a postura de algumas administrações da Banca comercial privada, de obstaculizar, com ameaças aos trabalhadores que manifestem interesse e desejo de se sindicalizar no Sindicato. Infelizmente são bancos instalados no mercado nacional, em flagrante desobediência e desrespeito pela Constituição da República de Angola.

A Direcção do SNEBA repudia as práticas discriminatórias e as acções de assédio moral e sexual e a fixação de metas abusivas no sector. Ao mesmo tempo apela às administrações da Banca comercial para que ponham fim às políticas de empregos precários no sector bancário, bem como acabem os períodos experimentais prolongados para com os candidatos a bancários.

O Secretariado Executivo Nacional, mais uma vez, renova o seu apelo aos bancários para que pugnem a sua acção nos princípios éticos, deontológicos e honestidade, para o bom nome da classe e do sector.

 

SNEBA: 22 ANOS A LUTAR PELOS DIREITOS E DIGNIDADE DOS BANCARIOS!

SNEBA: O VALOR DE UNIÃO.

 

Luanda, 31 de Maio de 2018

O SECRETARIADO EXECUTIVO NACIONAL

[/vc_column_text]
[/vc_column][/vc_row]

Baixar esta Declaração como um ficheiro PDF