Blog

Direção do SNEBA reúne com Governador do BNA

12:11 30 Outubro em Actividade Sindical
0

No dia 21 de Outubro do corrente, a direcção do SNEBA reuniu-se com o Governador do BNA, José de Lima Massano, num encontro de cortesia. Chefiada  pelo seu vice-presidente, Dr. Filipe Makengo Segundo, a delegação do SNEBA integrou ainda Sebastião André Dombaxe, secretário para Relações Sindicais e Sociais; Sebastião Adão Mendes, Secretário de Finanças; Rui Murthala, segundo secretário da Secção Sindical do SNEBA no BNA; Bernarda Cândido, primeira secretária da Secção Sindical do BCI e os advogados Mbiavanga Rogério e Cláudia Cunha. Para além do Governador Dr. José de Lima Massano, da parte do BNA estiveram ainda presentes a administradora Dra. Beatriz Ferreira de Andrade dos Santos e os directores do Departamento de Gestão do Capital Humano e do Gabinete  de Relações Institucionais, Dra. Carla Marisa Sanches e  Filinto de Sousa Bravo Soares, respectivamente.

Durante o encontro foram abordados aspectos ligados ao sector bancário nacional, sobretudo no que se refere aos princípios da  governance e das regras prudenciais por parte das Instituições. Além disso, o incumprimento com as reservas obrigatórias, poderá influenciar a forma como alguns bancos possam deixar de ter capacidade para, sem parcerias, continuarem como instituições autónomas, facto que, ao se concretizar, dará lugar a processos de fusões e aquisições pelos bancos comerciais mais fortes.

 

 

O SNEBA também foi informado da preocupação do governo do BNA  relativamente às políticas de gestão de carreiras no BNA, que se pautarão pelo privilégio da competência, antiguidade e justiça. A Direcção do SNEBA tomou igualmente conhecimento do processo de reconversão de grupo de trabalhadores que, há muito, vinham a trabalhar como eventuais.  Para repor a  justiça, estes trabalhadores  foram integrados no quadro do pessoal, como efectivos.

Foi ainda referido por parte do senhor Governador que, razões económicas, ditaram o encerramento do Centro de Formação do BNA na cidade do Lobito, província de Benguela. Também foi adiantado que o BNA irá inaugurar mais duas delegações, uma na capital da províncias do Bié e a outra na capital da província do Cuando Cubango. José de Lima Massano deu ainda a conhecer a descontinuidade do protocolo que o BNA mantinha com a Endiama e que dita fim à gestão do posto médico, passando os utentes a terem de recorrer ao sistema de seguro de saúde, abrangido por um leque de clínicas protocoladas.

 

 

Uma vez mais, a delegação do SNEBA, manifestou a ideia do pedido de oficialização, por Decreto presidencial, do 14 de Agosto como o Dia do Trabalhador Bancário, facto que foi corroborado pelo Governador do BNA que frisou que é uma data consensual na história da Banca Nacional. Durante o encontro foi também levantada a possibilidade de capitalização do IFBA, a exemplo do congénere portuguesa, com autonomia financeira própria, e sem a intervenção do BNA como entidade única.  Foi também feita uma breve abordagem ao  projecto do ACT – Acordo Colectivo de Trabalho.

Por fim, o senhor governador José de Lima Massano reiterou a sua total disponibilidade para, sempre que possível, manter o diálogo com o SNEBA em prol dos funcionários bancários angolanos.