Blog

Encontros de Cortesia com Administrações da Banca

16:42 02 Março em Actividade Sindical
0

A pedido do SNEBA, desde a última quinzena do passado mês de Janeiro do corrente ano, têm vindo a realizar-se encontros com as administrações da Banca e com a ABANC. A resposta tem sido muito satisfatória. A Direcção do SNEBA, já foi recebida para os encontros, pela Direcção da Associação Angolana de Bancos ( ABANC), pelas Administrações, do BNA, BNI e BIR, pelas Comissões Executivas ,do Banco Caixa Geral Angola, Banco Keve, Banco Crédito do Sul, Banco de Poupança e Crédito, Banco Económico, Finibanco e, no passado dia 28 de Fevereiro, pela Direcção da Sucursal do Bank Of China.

Com a Banca Comercial, os encontros têm como objectivo, essencialmente aferir a situação e o estado de cada instituição, bem como da condição social e salarial dos respectivos trabalhadores. Ao nível do BNA, obviamente, o objetivo é a obtenção da radiografia do sistema financeiro e, em concreto do sector bancário, bem como perceber as condições sociais e salariais dos trabalhadores do Banco Central.


Das instituições com quem se manteve encontros importa fazer notas relevantes a dois Bancos em particular, nomeadamente o Banco Económico que, segundo o seu PCE, Dr. Carlos Duarte , a instituição requer uma atenção especial, pois os indicadores essenciais não estão nos níveis exigíveis pela entidade regulador do sector. A inversão do quadro com responsabilidade e sentido patriótico poderá conhecer contornos não desejáveis e capazes de impactar o sistema e quadro do universo de 800 trabalhadores.


O Finibanco, depois de estados esgotadas as iniciativas de fusão com um banco comercial nacional, avizinha-se um ambicioso projecto de aquisição desta por uma instituição nigeriana de calibre internacional com presença em muitos países africanos, e não só. A concretizar-se este projecto, segundo o actual PCE do Finibanco, Dr. Rui Pereira, “estar-se-à na presença de uma instituição promissora”.

Do Bank Of China-Sucursal de Luanda, de referir que se trata de uma instituição nova da praça bancária Angolana que iniciou a sua actividade no de 2017 e emprega já 40 trabalhadores, dos quais, 28 angolanos e 12 expatriados. segundo informação prestada durante o encontro entre as duas delegações. Chefiou a Delegação do Banco da China o Senhor Chen Zhigang – Director de Assuntos Gerais, Também Itianeth Coelho – Directora Departamento Administrativo e Moisés Sayelembi, também do Departamento de Assuntos Administrativos fizeram parte da comitiva. A Delegação do SNEBA foi chefiada pelo Presidente da direcção, companheiro Filipe Makengo, e composta ainda pelo Secretário de Finanças, companheiro Domingos da Silva e pelo Assistente Jurídico do Sindicato, Dr. Lutério Sebastião.


A sucursal do Banco da China tem segmentos preferências: o comércio geral, agricultura e pescas. Não tem o segmento particular, no seu portfólio.
O Banco de China é o quarto banco da República Popular de China, e foi fundado pelo Presidente da República Popular da China, Chen Siging a 5 de Fevereiro de 1912, com sede em Pequim.

As duas delegações posando à fotografia de prosperidade. De esquerda para direita: Moisés Sayelembi, Chen Zhigang, Filipe Makengo, Itianeth Coelho, Luterio Sebastião e Domingos da Silva.