Blog

Intercâmbio sindical estreita relações entre SNEBA e sindicatos de Moçambique e Portugal

14:31 24 Setembro em Actividade Sindical
0

No quadro de intercâmbio sindical e a convite do SNEBA, esteve entre nós, de 16 a 21 de Agosto, o companheiro Ramiro Simbe, Secretário-Geral do Sindicato Nacional dos Empregados Bancários de Moçambique. A visita serviu troca de experiências entre os sindicatos do sector financeiro da comunidade lusófona.

O Secretário-geral do SNEB teve a oportunidade de visitar a delegação provincial do SNEBA, na cidade do Sumbe – Cuanza Sul. Os aspectos da gestão administrativa do Sindicato também mereceram referência e atenção, pois, entendeu-se que alguns procedimentos diferem de um Sindicato do outro e há necessidade de ajustamento processuais, para combinar com às práticas universais da acção Sindical. Com esta visita, ficaram fortalecidas os laços de amizade e cooperação entre os dois sindicatos. Durante a estadia na província do Cuanza Sul o Companheiro Ramiro visitou a beleza do rio Queve, as famosos cachoeiras do rio Queve.


Também a convite do SNEBA, uma delegação do Sindicato dos Trabalhadores do Sector Financeiro de Portugal chefiada pelo seu Presidente da Direcção, o companheiro Mário Mourão que se fez acompanhar do vice-presidente e do vogal, respectivamente os companheiros José Ferreira e Henrique Rego, esteve entre nós, de 25 de Agosto a 1 de Setembro. 

A visita da Delegação do Sindicato congénere teve como objectivo central o aprofundamento das relações de cooperação entre os dois Sindicatos, bem como a observação directa daquilo que tem sido a acção do SNEBA no domínio de acção Sindical e das acções atinentes à área social e dos filiados. Com estas trocas informações o SNEBA pode receber mais luzes para melhor actuação e prestação, tanto no campo de politica Sindical, como no campo social.  Durante a estadia em Luanda, a delegação do Sindicato congénere participou nas acções comemorativas ao 47 aniversário do 14 de Agosto – Dia do Trabalhador Bancário em Angola, nomeadamente no acto central que decorreu nas instalações do Museu da Moeda “Auditório  Saidi Mingas” no dia 30 de Agosto, tendo cabido ao presidente Mário Mourão  a primazia de dissertar  sobre dois temas: “O Papel e Pressupostos dos SAMS – Serviços de Assistência Médico Social do Sector Financeiro de Portugal” e “Os ACT’s e a Negociação Colectiva como Instrumentos Basilares de Aproximação para Redimir Conflitos e Garantes dos Direitos das Partes”, temas que constaram do painel de apresentações partilhados com as apresentações do BNA, realizadas pelo economista e jornalista, Carlos Rosado de Carvalho.

à margem do acto central, a delegação do Sindicato dos Trabalhadores do Sector Financeiro de Portugal foi recebida para cumprimentos de cortesia pelo Senhor Vice-governador do BNA , Dr. Manuel António Tiago Dias, que se fazia acompanhar pela Dra. Beatriz Ferreira de Andrade dos Santos,  Administradora do BNA, em representação do Senhor Governador que, por razões de agenda, não pôde estar presente no evento comemorativo.

A delegação do SBN  manteve um breve encontro, na sede do SNEBA, com a Secretária-geral Adjunta da UNTA-CS, Filomena Soares, em representação do camarada José Joaquim Laurindo, Secretário-geral da UNTA-CS que, por não se encontrar em Luanda, delegou a sua Coadjuvante. As duas organizações Sindicais, trocaram informações sobre o movimento Sindical de ambos os países. Importa realçar que o companheiro Mário Mourão, além de ser Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sector Financeiro de Portugal, também é Secretário-geral da UGT – União Geral dos Trabalhadores de Portugal.

Também com a vinda desta delegação foi  possível passar a imagem de Angola, e do sector financeiro angolano em especial, facto que se materializou com uma curta visita às províncias do Cuanza Norte e de Malanje. Na provincia de Malanje, os visitantes tiveram oportunidade de visitar as prestigiadas quedas de Calandula e as belas águas do rio Cuanza, bem como observaram as maravilhas paisagens do Cuanza na região do Caculama. A foz do rio Cuanza ou Barra do Cuanza, também mereceu os olhares dos três Sindicalistas do norte de Portugal.Para completar a fotografia geral, a Ilha do Mussulo também recebeu os Sindicalistas.

Mais uma vez, ficaram fortificados os laços históricos e de cooperação entre o Sindicato dos Trabalhadores do Sector Financeiro de Portugal e o SNEBA.