Blog

Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico recebem delegação do SNEBA

11:31 27 Setembro em Actividade Sindical
0

Visando aproximar o Sindicato às bases e constatar as condições em que se desenvolve a actividade Sindical, bem como manter contactos directos com a classe bancária, uma delegação chefiada pelo presidente da direcção manteve encontros com os bancários das províncias das Lundas Norte, Sul e Moxico. No dia 20, a delegação do Sindicato visitou as agências bancárias sediadas na cidade do Dundo. Nos dias 21 e 22, foi a vez das agências bancárias da cidade de Saurimo, a que se seguiram, dias 23 e 24 de Setembro, contactos com os bancários de todas as agências bancárias da cidade do Luena.
Os encontros visaram compreender o sentimento dos bancários para perceber como têm percebido a acção do Sindicato, bem como escutar as suas preocupações, condições de trabalho e outros aspectos que intervêm da vida do trabalhador.

Destes encontros foi notório e unânime a preocupação dos bancários em clamar a falta de estruturas do sindicato, fazendo com que estes reclamassem estar entregues à sua sorte e exigindo que a Direcção do Sindicato criasse condições com vista a instalação de estruturas físicas do SNEBA naquelas províncias. Da generalidade dos bancários, o grito de falta de condições de trabalho é unânime. A falta de perspectivas de crescimento profissional é transversal em todos os bancos que operam nestas praças. Os elevados preços de bens de consumo não é acompanhado com as estagnadas tabelas salariais em vigor na banca.

A problemática de assistência médica e medicamentosa, via seguro de saúde, é também uma falsa intenção, pois as clínicas privadas vinculadas às apólices de seguro não estão instaladas nestas cidades, facto que deixa os trabalhadores sem margens de manobra.

Os processos de despedimento que vão operando na banca, também preocupam os bancários, com maior incidência com os Plano de Recapitalização e Reestruturação do BPC, que já colocou ao desemprego mais de mil angolanos. Contudo, os bancários, querem mais acção do Sindicato: exigem um Sindicato presente e próximo dos bancários.

A Delegação teve a oportunidade de fazer esclarecimento sobre os problemas do setor, e apelou ao cumprimento das obrigações e de normas internas que os bancos colocam à disposição dos trabalhadores, para evitar processos disciplinares. Foi também referência nos encontros o fenómeno da digitalização, tendo sido feitos apelos à necessidade de adaptação dos bancários à novas tecnologias, dificultando assim ao patronato o desencadear de acções de despedimento, ao invés de proporcionar pacotes de formação.

A Delegação lançou repto aos bancários locais a organizarem-se tendo em atenção a necessidade de criação das estruturas locais para melhor interacção com as estruturas centrais do SNEBA.
Desta forma, ficaram os sindicalistas locais incumbidos de localizar espaços para instalação da representação do sindicato.