Blog

REUNIÃO CA BCI – 27/06/2022

15:27 01 Julho em Actividade Sindical
0

Uma delegação chefiada pelo Presidente da Direcção, Filipe Makengo, que se fazia acompanhar de membros da Direcção, Domingos Antonio da Silva-Secretario de Finanças, Rui Guimaraes- Secretario de Comunicação e Imprensa, Apolinário Cambau- Coordenador da Comissão Sindical do BCI, Luterio Sebastião- Assistente Jurídico do Sindicato e Figueira Baltazar- Assistente Jurídico do Sindicato. Para inteirar-se da situação prevalecente no BCI, recentemente passado a esfera privada bem como dos últimos acontecimentos atinentes a problemática de desencadeamento do processo de dispensa de trabalhadores por via de cessação de contrato de mútuo acordo. Reuniu no dia 27 de Junho com Presidente da Comissão Executiva do BCI, Dr. Renato Borges, que se fez acompanhar de duas assistentes, Dras. Marina Aragão e Berta Grilo, respectivamente.

O encontro teve como pano de fundo a recolha de informação fidedigna, em torno do Banco e as motivações que estão na base do processo de redimensionamento do número de trabalhadores, para uma actuação mais consentânea atempado, em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, como é determina a Lei, mormente da legislação que sustenta a actividade sindical. 

Sobre o processo de privatização, a delegação do SNEBA foi informado que o mesmo está concluído de passado mês de Abril, com liquidação do valor das acções, ao IGAP e deste ter procedido a entrega das chaves ao grupo carrinho, vencedor do leilão, numa pequena cerimónia. 

Em presença dos factos, a entidade vencedora, como é recomendável, apresentou ao BNA a proposta dos membros dos órgãos sociais do Banco, que doravante dirigiriam os destinos do BCI. Contudo, alguns dos integrantes da proposta, não foram anuídos pelo BNA, estando a Comissão Executiva a trabalhar com menos dois membros, que poderão vir a ser indigitados brevemente.

O Presidente da Comissão Executiva disse que a situação da Instituição é crítica, pois sendo encerrando os exercícios com resultados negativos e os indicadores do mês de Maio, revelaram o mesmo comportamento anormal. A normalização da posição do Banco implicará o aumento do capital para melhorar os rácios de solvabilidade.

A administração anterior não podia tomar decisões por virtude da situação de interinidade, facto diferente do actual elenco, que está revestido de mandato para agir e tomar decisões sobre os destinos do Banco, disse o Dr. Renato Borges.

Renato Borges disse que desde 09 de Junho estão em curso trabalhos para realização de um diagnóstico ao banco, que vai culminar na elaboração de um plano estratégico. Segundo o PCE, o Banco perde mensalmente cerca de 2 mil milhões de Kwanzas. Apar disso, o Banco está sem liquidez para suportar os encargos, estando obrigado a recorrer à empréstimos.

 O PCE informou à delegação do SNEBA que o trabalho do reedimensionamento do banco em curso poderá levar a algumas desvinculações.  

Por seu turno disse que recebeu com estranheza a notícia do início de processo de dispensas por via Cessação de Contrato de Mutuo Acordo, sem que a representação dos trabalhadores tivesse sido informado. Prova da clara violação as regras de sã convivência numa sociedade democrático e de direto.

O SNEBA manifestou o seu desapontamento pelo facto da Comissão Executiva do BCI, ter cortado subsídios constantes do Acordo Colectivo de Trabalho-ACT subscrito pelo BCI.

Relativamente à corte de subsídios, o PCE disse que a situação é temporário e que em breve será resposta, uma vez que afectou todos sem excepção, incluindo os membros da Comissão Executiva, disse Renato Borges. 

Quanto ao pacote dos no processo de dispensas, Em relação ao pacote de despedimentos o BCI já esta a negociar com os trabalhadores que serão dispensados. Garantiu o garantiu à delegação do Sindicato que tudo esta a ser feito, como determina a lei. 

Por outro, para estimular saídas voluntarias, o Banco vai desenvolver estratégia que visem atrair os trabalhadores que assim o entendam. 

A delegação do Sindicato fez o apelo no sentido da Comissão Executiva desenvolver accões de esclarecimentos ao universo do Trabalhadores do Banco, divulgando as medidas que estão em curso, para evitarem-se especulações e desinformação.