Blog

Secretariado Executivo Nacional reúne-se para debater recomendações saídas da X Sessão Ordinária do Conselho Nacional

10:50 03 Março em Actividade Sindical
0

O Secretariado Executivo Nacional reuniu-se no passado dia 29 de Fevereiro em reunião alargada, que contou com a participação dos Órgãos Centrais do Sindicato, nomeadamente, com a Mesa da Assembleia Geral, os Conselhos de Disciplina e Fiscal, nas pessoas dos seus presidentes, vice-presidentes, secretários e vogais, respectivamente, os companheiros José Augusto, Domingos Quissenguele, Sebastião Adão Mendes (Presidentes), André Sequeira Lopes, Humberto Jardim, Marcolino Capira, Eduardo António e Wassalagina Eugênia Cachoco.

O encontro debruçou-se sobre as recomendações saídas da X Sessão Ordinária do Conselho Nacional, realizada na cidade de Malanje, nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro do corrente ano.

Assim, foram revisados os regulamentos dos Conselhos de Disciplina e Fiscal e de viagem, com inserção de sugestões dos participantes a X sessão, depois de devidamente revistos à luz dos estatutos do SNEBA, aprimorados com subsídios das Organizações congéneres do Sindicato.

Do encontro, foram também apresentadas propostas de arrendamento dos espaços para a acomodação das Delegações Provinciais, das províncias de Benguela, Cabinda, Cuanza Norte, Cuanza Sul e Bié. Com a efectivação destes espaços, a Direcção estará a implementar as orientações das linhas programáticas levadas ao II Congresso, que recomendam a implantação física do SNEBA em todas as capitais provinciais.

Os participantes à segunda reunião da Direcção passaram em vista a situação do sector, sobretudo, dos bancos públicos em processo de privatização, como é caso do BCI, com algumas informações alarmantes no que diz respeito aos aspectos sociais, bem como dos índices de insatisfação dos trabalhadores, mormente da forma como estão a ser tratadas algumas matérias ao nível da gestão de RH.

Os participantes também analisaram o elevado número de processos disciplinares, muitos causados pelos trabalhadores/filiados que, de forma displicente, não cumprem as regras que norteiam o exercício da função bancária. Perante este quadro, os participantes do encontro entenderam ser necessário e urgente, a realização de acções de esclarecimentos junto dos profissionais do sector, como forma de atenuar as ocorrências e alerta-los da importância e do rigor no cumprimento dos princípios fundamentais do exercício da actividade bancária, nomeadamente a ética, a moral e o respeito aos códigos de conduta deontológica que os Bancos colocam à disposição de todos trabalhadores do sector. Neste sentido, ao longo dos meses de Março, Abril e Maio, a Direcção do SNEBA, apoiada em alguma assessoria técnica especializada, promoverá nas capitais provinciais (à excepção de Luanda), as acções acima referidas, como forma de mitigar os efeitos negativos no seio da classe bancária.

É como defensor da classe bancária e dos seus interesses, mas também como parceiro social, que o SNEBA irá auxiliar os Bancos nesta matéria de sensibilização dos bancários, não esquecendo o papel e a importância do Sindicato no seio dos profissionais e, obviamente, as vantagens em se ser sindicalizado.