Blog

SNEBA E TRABALHADORES DO BANCO SOL PROCURAM SOLUÇÕES

09:58 06 Setembro em Actividade Sindical
1

A Direcção do SNEBA reuniu no salão nobre da UNTA-CS com trabalhadores do BANCO SOL, em representação dos demais distribuídos pelo país. Durante o encontro foi passado em revista o resumo do encontro realizado no passado dia 30 de Agosto do corrente entre a direcção do SNEBA e a Comissão Executiva do banco. Tanto do encontro com Presidente da Comissão Executiva, como dos encontros de constatação realizados nas diversas províncias, foi notório observar que, na generalidade, os problemas são transversais e globais: falta de condições de trabalho, desmotivação generalizada, política de formação deficiente, falta de perspectivas de ascensão profissional, inexistência de políticas de promoção e ausência de políticas de gestão de carreiras. Ausência de meios de transportes para realização de actividades do campo, vulgo, visita de acompanhamento de clientes, venda de produtos e serviços. Ausência de subsídio de comunicações. Muitas exigências e poucos meios de trabalho. Climatização deficiente em algumas unidades de atendimento. Assédio moral e psicológico por parte das chefias. Arrogância no relacionamento entre chefia e subordinados.


No aspecto social, os trabalhadores reclamam a deficiente política de assistência médica e medicamentosa reinante na instituição. Ausência de um fundo social para atender as questões de índole social, doenças, óbitos e outras, ao invés de recurso ao crédito convencional. Os trabalhadores reclamam que a tabela salarial praticada no banco está longe de ser comparada com as dos demais bancos do mercado. Em suma, muitos dos problemas levantados pelos trabalhadores são do conhecimento do actual elenco que está a conduzir os destinos do banco.


Segundo informações prestadas pelo Presidente da Comissão Executivo, cerca de 75% da rede de agências não é rentável, constituindo apenas centros de custos. Contudo, o encerramento daqueles unidades não produziram redução do quadro dos trabalhadores, que tiveram de ser recolocados nas unidades mais próximas das encerradas. Entretanto, das questões colocadas à direcção do SNEBA pelos participantes, será elaborada uma acta conclusiva que será submetida a Direcção do banco, devendo a mesma fazer o devido acompanhamento para posteriormente fazer a cobrança ao longo dos próximos dias.


Finalmente, há necessidade de operar alterações ao leque das questões levantadas, de modos a inverter o quadro de desmotivação que se vive no banco Sol. Os ânimos estão exaltados e a constatação é subjacente no seio dos trabalhadores.