Blog

XI SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO NACIONAL DO SNEBA

12:35 07 Março em Actividade Sindical
1

Sob o lema: “Juntos por um Sindicato forte e interventivo” realizou-se nos dias 4 e 5 de Março, na sala de conferências do hotel miradouro-cidade de Ndalatando, a XI Sessão Ordinária do Conselho Nacional do Sindicato Nacional dos Empregados Bancários de Angola.


O evento contou com a participação de Delegados das províncias de Benguela, Bié, Cabinda, Cuando Cubango, Cunene, Cuanza Norte, Huambo, Huila, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, Malanje, Moxico, Namibe e Zaire. Por motivos alheios à organização, não participaram do evento, as delegações das províncias do Bengo, Cuanza Sul e Uije.


À XI Sessão ordinária foram submetidos os relatórios de actividades e contas dos exercícios dos anos de 2019 e 2020, bem como a proposta do plano de actividades e orçamento para o ano de 2022. Depois de escaldantes e ordeiros debates, os Delegados aprovaram (com uma abstenção) os relatórios da Direção, bem como dos pareceres do Conselho Fiscal.


Relativamente ao plano de actividades e orçamento para o exercício do ano 2022, por ter havido reclamações de algumas delegações que não viram reflectidas no documento as suas propostas, o Secretariado Executivo Nacional , fazendo meia-culpa, solicitou uma moratória de cinco dias para reapreciação do documento e dos planos que as Delegações haviam remetido, após os quais convocará uma reunião extraordinária não presencial para todos, com recurso à utilização das plataforma digitais de comunicação.


O Secretariado Executivo Nacional prestou ainda informação sobre os vários projectos em carteira, bem como deu conta da política de aquisição de imóveis para instalação das estruturas provinciais para albergar as delegações, de forma a, paulatinamente, ir conferindo mais comodidade e dignidade aos seus filiados.


Os Sindicalistas aos trabalhos da XI Sessão Ordinária do Conselho Nacional do SNEBA foram informados do concurso limitado, o qual visou apurar uma empresa construtora para executar as obras de restauro e ampliação das instalações do antigo posto médico que o BNA cedeu ao Sindicato, para aí se instalar o Centro Clínico, naquele que se considera ser o núcleo do Serviço de Assistência Médica dos Bancários de Angola (SAMBA). Depois de alongados debates, os participantes decidiram legitimar o Secretariado Executivo Nacional a prosseguir com o processo e projecto social, por se considerar ser uma mais-valia para a classe.


Quanto ao programa das comemorações do 47 aniversário do dia 14 de Agosto, Dia do Trabalhador Bancário, tendo em conta as transformações que Banca vai sendo objecto, os Delegados entenderam que este ano a data fosse assinalado com espírito de reflexão sobre o actual momento e o futuro do sector. Ficou, então, determinado, que as delegações remetessem à Direcção do Sindicato as suas propostas.

Os trabalhos da XI Sessão ordinária do Conselho Nacional foram dirigidos pelo Vice-presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional, companheiro Mário Alberto de Andrade Machado, que se fez acompanhar pelo Secretário da MCCN, companheiro Samuel Júnior.

A abertura dos trabalhos esteve a cargo do Presidente da Direção, Filipe Makengo Segundo


O acto de abertura dos trabalhos esteve a cargo do Presidente da Direcção, que foi ladeado pelos companheiros Samuel Júnior e Bernarda Cândido – Coordenadara Nacional da Mulher Sindicalizada e Mário Machado.


Na ocasião, o presidente preferiu um discurso que versou sobre os desafios da Banca, os processos de reestruturação em curso, os despedimentos , os desafios do movimento Sindical Nacional e internacional, e a forma como é percebida a acção Sindical em Angola e na banca em particular.


No final dos trabalhos, e depois de lidos os documentos finais, em representação de todas as mulheres de Angola e do mundo em geral, foi efetuada uma homenagem às mulheres presentes no evento com a oferta de bouquets de flores “rosas de porcelana” de produção local.

GALERIA FOTOGRÁFICA DO EVENTO

Entrega das Rosas de Porcelana — Uma homenagem às mulheres em geral e às bancárias em particular.