Homenagem à mulher bancária

Category
Celebrações
About This Project

A solidificação da Banca Angolana hoje deve-se aos sacrifícios consentidos por um leque de corajosos homens e mulheres do povo angolano, que num período conturbado da história contemporânea, ousaram enfrentar os banqueiros da época, que então dominavam o sector financeiro, de então Província de Angola, quando se avizinhava a proclamação da Independência nacional, a 11 de Novembro de 1975.

O Sindicato Nacional dos Empregados Bancários (SNEBA) homenageou a mulher bancária numa gala realizada em Luanda para saudar os 37 anos da banca nacional comemorado no dia 14 de Agosto. Durante a gala foram distinguidos 50 funcionários na sua maioria mulheres pelo seu contributo no desenvolvimento da banca em Angola. Durante o evento o presidente do SNEBA, Patrício José da Costa, destacou o esforço e empenho das mulheres. “Valeu o esforço e sacrifício consentido por elas”, disse.

A gala serviu também para homenagear antigos governadores do Banco Nacional de Angola, com destaque para Ismael Martins, primeiro governador do BNA de 1976 a 1978.